
Ao contrário da maioria das regiões de Natal, o trânsito foi intenso durante todo o dia na orla da capital, principalmente no trecho entre a Ladeira do Sol e a Redinha. Com a inauguração da Ponte Newton Navarro na noite da última terça-feira, o trânsito foi liberado às 8h e no sentido Redinha-Centro, o fluxo permaneceu tranquilo, apesar da grande quantidade de veículos circulando.
No sentido oposto, os motoristas dirigiam lentamente por todo o percurso e um congestionamento começou a se formar por volta das 10e30h. Na tentativa de fugir do engafarramento, alguns condutores faziam um desvio à direita, logo após o fim da ponte, em uma área não pavimentada por onde é possível retornar para a via principal, pouco à frente do retorno, e também ter acesso à praia da Redinha.Toda a extensão da ponte está com sinalizações horizontal e vertical claras, contando com inúmeras placas que indicam ser proibido parar e estacionar no acostamento. Já nos acessos, não é possível encontrar placas de orientação sobre qual direção deve ser seguida, caso o motorista deseje ir para as praias, bairros da Zona Norte ou Centro de Natal, por exemplo.
Os pedestres diziam estar encantados com a beleza do lugar, mas muitos questionavam se a proteção lateral não seria muito baixa, possibilitando que qualquer um suba facilmente. Além disso, algumas pessoas sentavam na mureta ao lado do acostamento ou passavam por cima desta, para atravessar as duas vias e chegar ao outro lado. Um fiscal da STTU (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano), que estava no local durante a manhã, informou que será feito um trabalho de orientação nos primeiros dias de funcionamento da ponte, alertando aos pedestres sobre o perigo de tentar cruzar as vias.
Ônibus operam normalmente
Três empresas de ônibus começaram ontem a operar as linhas 84 e 85, para atender aos usuários que precisam atravessar a Ponte Newton Navarro. Quem pretende utilizar o transporte coletivo para cruzar a ponte no sentido Centro-Redinha, deve se dirigir a um dos pontos localizados na avenida Café Filho.
No sentido Redinha-Centro, existe a opção do Terminal de Integração, localizado no Bairro de Soledade I, de onde os ônibus saem a cada 15 minutos, com a primeira partida marcada para às 4h45 e a última, para às 21h55. De acordo com fiscais da STTU (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano) que trabalham no local, os usuários terão acesso a essas linhas também pelos pontos de ônibus regulares, não existindo a necessidade de se dirigir ao terminal.
Fonte: Diário de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário