quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Sant'Ana no Seridó

A Avó de Jesus é muito venerada no Seridó. É a Padroeira da Paróquia e Catedral de Sant'Ana em Caicó e da Diocese. É também padroeira da Paróquia de Sant'Ana de Currais Novos e da cidade de Sant'Ana do Seridó. A Serra mais conhecida no Seridó recebe o seu nome: Serra de Sant'Ana, que é um presente de Deus para o Rio Grande do Norte. A devoção à Mãe da Mãe de Jesus Cristo entrou nesta região trazida pelos portugueses, que aqui chegaram para colonizar e instalar as suas fazendas de gado.

A figura de Sant'Ana, Mãe e Mestra, foi muito bem aceita pelas famílias católicas, que viviam nas grandes fazendas do Seridó. Ser mãe da escolhida de Deus entre todas as mulheres é uma nota de grande glória. Ela soube cultivar na sua família uma espiritualidade que preparou o coração da jovem Maria para aderir incondicionalmente a Deus e colocar-se a serviço do Plano Divino. Sant'Ana moldou com grandeza de alma, sabedoria de mestra, amor de mãe, o coração e a alma de sua filha Maria com uma profunda humildade e uma fé maravilhosa, capaz de acolher e abrigar, qual morada celeste, o Filho de Deus, dando-lhe feição humana.

A afeição de todos por Sant'Ana reside nisso: ela preparou Maria na fé e no amor para ser a mãe do Salvador. Ela nos inspira a trabalhar na educação das crianças e dos jovens para acolher o Mistério de Deus como Maria o acolheu. Inspirados no exemplo de Sant'Ana, mães e pais do Seridó, através de gerações e gerações, educaram os filhos na fé, ensinando-os a amar a Deus e ao próximo, cumprindo os mandamentos divinos, alimentando-se da oração diária e do esforço tenaz para viver com temor diante de Deus. O resultado desta educação foi uma base sólida das pessoas e das famílias. Por isso, encontramos aqui no Seridó essa tradição religiosa sólida e que é uma referência de vida nas comunidades cristãs.

O exemplo de Sant'Ana e de São Joaquim inspira os pais a educar os filhos para Deus. O que está acontecendo nos dias atuais? Todos se preocupam em dar aos filhos o melhor em termos de estudos, de bem estar, de conforto e vida digna. Mas nem todos se preocupam em apresentar os filhos a Deus, falando-lhes da sua presença amorosa, a quem todos devemos obedecer com grande solicitude e alegria. Somente as pessoas que temem a Deus desenvolvem sentimentos capazes de humanizar e construir a vida para Deus. Sant'Ana foi mestra neste particular e moldou com o seu carinho de mãe o perfil da Virgem Santíssima, que Deus escolheu para ser mãe do seu Filho, o nosso Salvador. Sant'Ana foi uma mãe esplendorosa, gerou a mais perfeita das mulheres, a mais santa, a mais humilde e a mais cheia de graça. Para realizar tão sublime tarefa só podia ser ela também muito santa, profundamente amorosa e fiel ao seu Deus.

São muitos que se enganam no momento de oferecer aos filhos o melhor. Oferecem-lhes coisas e esquecem de lhes dar amor. Esquecem de apresentar-lhes ao Deus-Amor. O que Sant'Ana e São Joaquim fizeram foi dar a Maria muito amor e iluminar a vida dela com a chama da fé, a confiança em Deus, que pode tudo e cuida de todos. Mas é preciso que os que são cuidados por Deus tenham-lhe fé e acolham com gratidão a sua ação paterna, generosa e plena de proteção.

Seria tão bom se todos os pais, seguindo a tradição de Sant'Ana e São Joaquim, oferecessem aos filhos a base mais vigorosa, capaz de suportar tudo: a fé em Deus. As crianças e adolescentes iluminariam suas vidas com a verdade de Deus, sentiriam vontade firme de amar e fazer o bem. Seriam lutadores contra o mal e sempre dispostos a conquistar a verdade e a liberdade em Deus. Jovens educados na fé se transformariam em adultos amantes dos princípios divinos, construtores de famílias sadias e defensores da vida, articuladores de ambientes de confiança, onde a relação pais-filhos se constrói no diálogo e no temor a Deus, respeitando a hierarquia e compreendendo os papéis de cada um. Certamente, uma geração de pessoas de fé é uma geração de pessoas iluminadas e realizadas. Quem tem fé tem direção na vida, sabe por onde anda e quais são suas seguranças. O que norteia a sua existência é a Palavra de Deus e a sua presença misteriosa e, ao mesmo tempo, amorosa.

Talvez estejamos diante de uma geração que ouviu falar de Deus, mas que não conseguiu apreendê-lo no coração porque o coração está cheio de coisas materiais, fantasias e ilusões. A nossa missão, hoje, é recuperar a pedagogia dos pais de Maria Santíssima tão bem assimilada nos tempos passados neste Seridó de Sant'Ana e, em nossos dias, esquecida: a pedagogia da fé e do amor. Esta exige presença, acompanhamento, diálogo constante e compromisso dos pais para com os filhos. Os filhos sem pais ou com os pais distantes não conseguem sozinhos assimilar e internalizar na alma os valores perenes, que só podem ser acolhidos num ambiente pleno de amor e aquecido pela fé no Deus da Vida.


Por Dom Delson
http://www.kurticao.com.br/
28/07/2007

Fim de Enquete!


Terminou ontem (31) às 23:59 a enquete (acima) com as seguintes opções. Obrigado quem votou e para quem não votou vote na próxima que será lançada EM BREVE!


Por Matheus Araújo