quarta-feira, 28 de novembro de 2007

São Tiago das Marcas


O Santo de hoje morreu dizendo "Jesus, Maria, bendita paixão de Jesus", isto porque sua vida toda foi dedicada para a causa do Evangelho. Tiago das Marcas nasceu no ano 1349 na região chamada Marche, no centro da Itália, numa simples e pobre.
Quando se despertou para a vocação à vida Consagrada, São Tiago pensou entrar para os Cartuxos, mas ao viajar para Babiena , na Toscana, ficou tão edificado com o diálogos que travou com os franciscanos, que resolveu entrar para a Família de Francisco de Assis. Como Sacerdote dedicou-se nas pregações populares, onde de modo simples, vivo e eficaz evangelizava e espalhava a Sã Doutrina Católica por todas cidades pisadas pelos seus descalços.
São Tiago anunciava, mas também denunciava toda opressão social, pois os negociantes e mercadores tiranizavam o povo com empréstimos de juros sem fim, por causa disso o Santo fundou os bancos populares que emprestavam com juros mínimos. Pregador das Cruzadas e combatente das heresias São Tiago das Marcas anunciou o Evangelho ,acompanhado com milagres, em muitas regiões da Europa, até que se instalou em Nápoles onde teve a revelação que aí terminaria seus dias, como de fato aconteceu quando tinha noventa anos, isto depois de ser atacado por uma doença mortal.