sábado, 27 de outubro de 2007

Em Caicó será realizado o 1º Retiro para Catequistas da Diocese


Ir. Rafaela, Ir. Priscila e Ir. Maria de Jesus

No próximo final de semana (03 e 04 de novembro) será realizado em Caicó o 1º Retiro para Catequistas da Diocese de Caicó. Este Retiro será dirigido pelas Irmãs de Nossa Senhora de Belém que estão à frente da Coordenação Diocesana de Catequese. Segundo a Ir. Maria de Jesus o número de catequistas ficou bem restrito, ou seja, no máximo dois por paróquia para que o clima de oração reine por todos os recantos do Centro Pastoral Dom Wagner, local onde acontecerá o Retiro.

Portanto, o encontro se inicia no sábado (03) a noite encerrando-se no domingo (04) ao meio dia com um almoço. A expectativa é que todas as Paróquias enviem seus representantes para que no próximo ano, possamos realizar o 2º Retiro com uma participação, quem sabe, maior do que a deste ano. Dias 03 e 04 de novembro, sábado e domingo próximos.

Idoso de nossa cidade completa 100 anos

O Srº Evaristo residente no bairro Bela Vista de nossa cidade está comemorando hoje (27) um século do dom da vida (100 anos).

Às 19h, dentro das comemorações, haverá a Missa de ação de graças na capela de São José Operário do bairro Bela Vista, seguida de bingos e leilões feitas em pró da Festa de nossa padroeira Nossa Senhora da Conceição.

O Srº Evaristo é um dos mais velhos de nossa cidade.

A Família convida você a participar dessa grande festa! Venha!

O mundo precisa da ética do amor

Neste tempo de grandes mudanças ou, como afirmam alguns pensadores, de mudança de época, temos a percepção de que a humanidade segue o seu curso sem ter importantes valores de referência. Se, de fato, isto está acontecendo, o que está por vir é assustador! Uma cultura sem grandes referências para delinear a sua própria construção está fadada a perder-se e a transformar-se numa contracultura que, ao invés de edificar a vida, vai destruí-la.

Uma humanidade sem valores sólidos e permanentes torna-se frágil demais para suportar a avalanche de problemas que se abatem contra ela mesma. A ética dá para o ser humano a segurança dos valores norteadores da vida pelos quais ele vai moldando o seu comportamento. Em quaisquer circunstâncias, tais referências são basilares para a ação do ser humano, fortalecendo suas convicções e protegendo a sua dignidade.

Um mundo sem ética é uma grande babel, que caminha para a autodestruição. Não existe perspectiva de futuro para uma realidade onde cada um segue os ímpetos dos próprios instintos e desejos. A história humana nos ensina, a partir do duro e longo caminho percorrido para aprender, que somos seres sociais e que dependemos uns dos outros. Esta interdependência é um valor e não um limite! No inter-relacionamento aprendemos a nos proteger e a buscar segurança. O que é valor para mim é também valor para os outros. A vida é o valor primeiro e absoluto que está acima de qualquer outra coisa: a vida humana e a vida da natureza. E esta diz respeito a todos.

No entanto, esta visão não é compartilhada por tantos que colocam os interesses pessoais acima dos interesses da vida. Toda vez que a ânsia do lucro suplanta as razões da vida e as leis naturais são desrespeitadas, a natureza é ferida, a vida paga o preço e os seres humanos sofrem as conseqüências com sofrimento e muita dor. Já foi dito que Deus perdoa sempre, os homens perdoam às vezes e a natureza jamais perdoa.

O curso da natureza obedece a leis precisas e determinadas que, violadas, reagem imediatamente. Assim que o desmatamento muda o clima aquece o planeta, altera o ciclo das chuvas, tornando-as escassas ou intensas com precipitações tão fortes que a destruição é inevitável. A ciência, que estuda com tanta propriedade todos os fenômenos, já adverte sobre os imensos perigos que estamos vivendo. Os resultados são previsíveis e podem ser alterados. Para isto basta que toda a humanidade adote a ética da vida e paute o seu comportamento na lei do respeito à natureza, que é pródiga e rica, mas limitada. A auto-sustentabilidade das riquezas naturais depende da racionalidade do seu uso. Sobre isto o homem tem que aprender muito. Não podemos continuar ferindo a vida como se esta não sentisse nada. O planeta terra é um imenso ser vivo que reage de acordo com o modo como está sendo tratado. Somos na terra como grandes colônias de sanguessugas. Dela somos nutridos, nos alimentamos, sugando o que precisamos, mas temos que cuidar para não esgotar o seu potencial.

Hoje, a humanidade está adquirindo consciência de que tem que respeitar a vida do planeta protegendo a água, as plantas, os animais, o ar e tudo o mais , porque dele dependemos totalmente.

Na esfera da relação com as outras pessoas, podemos também perceber o quanto é complicado a falta de referências, de valores maiores que norteiem a convivência humana. O desaparecimento da ética enfraqueceu muito a humanidade e o seu sentido de sobrevivência. O cristianismo é portador de uma contribuição única para a humanidade: a ética da vida. O Senhor Jesus mesmo afirmou para todos: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). É necessário compreender esta frase do Filho de Deus com todas as suas incidências concretas sobre a vida no planeta. Amar e proteger a vida é o grande ensinamento do Divino Mestre. Os que seguem o mandamento do amor compreendem o imperativo de defender a vida e lutar para que ela seja plenificada, conservada, partilhada e eternizada.

Coloquemos em nossas vidas o sentido da Lei Divina e eduquemos as crianças e os jovens para amar a vida, preservando-a a fim de que as futuras gerações encontrem no Planeta Terra condições favoráveis à sobrevivência da espécie dos humanos.


Por Dom Delson

Faleceu vigário paroquial da catedral de Jundiaí

O bispo de Jundiaí (SP), dom Gil Antonio Moreira, divulgou uma nota neste sábado, 27, comunicando o falecimento do vigário paroquial da Catedral de Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí, padre Eugênio Iverard. “A Diocese de Jundiaí manifesta seus sentimentos no momento desta grande perda, pois trata-se de um excelente sacerdote que deixa para todos a herança espiritual de uma vida modelar no Senhor e uma folha de serviços pastorais de grande expressividade” diz a nota.

O sepultamento do corpo do padre Eugênio será na tarde de hoje após a missa de exéquias, presidida pelo bispo local às 14:30h. “A Deus bondoso confiamos a vida deste nosso caro irmão para que goze da eternidade feliz que o Pai preparou para todos os que o amam”, disse dom Gil.


Fonte: CNBB

Praça recebe iluminação em nossa cidade

Quem passou quinta-feira (25) à noite pela popular Praça da Saudade de nossa cidade pode ver a beleza que ficou a praça com a iluminação que ganhou.

A Praça já tinha sido inaugurada, mas há dias atrás não se encontrava iluminação no local.

Encerramento de Enquete


Encerrou-se nesta Quarta-Feira (24), a Enquete do nosso blog! Veja o resultado na foto a cima!

Santa Teresa Verzeri


Lembramos neste dia uma feliz e abençoada mulher que a exemplo do Cristo, nesta terra, só fez o bem. Isto tudo sem excluir a luta do dia-a-dia, assim, viveu Santa Teresa Verzeri: Nasceu em Bérgamo, Itália, em 1801, de família nobre, quando criança inquieta, quando menina já queria fazer muito por Cristo e já moça de classe alta, linda, inteligente e cobiçada, decidiu-se a ser a guerrilheira de Deus. Fez experiência de vida religiosa com as monjas, mas descobriu-se chamada a uma outra forma de viver o apostolado ativo.

Orientada por um sacerdote, Mons. Benaglio, Teresa aos vinte e cinco anos de idade, iniciou obras de assistência às crianças pobres e abandonadas. Seguida por outras jovens de ideal, fundou a instituição religiosa das filhas do Sagrado Coração de Jesus. Esta obra de Deus sofreu tribulações, como sempre, mas a coragem, prudência e entrega da alma à Deus, por parte principalmente da fundadora, livrou a instituição de grandes males.
Era de temperamento enérgico, e ótima pedagoga e escritora, hábil para formar suas filhas espirituais, na pedagogia do elogio: bondade, firmeza, e muito respeitou à liberdade, dizia : "Para conseguir das jovens fidelidade à graça em proporção do temperamento, ora suavidade, ora energia. Como regra geral, usar a suavidade".
Esta mestra de vida espiritual, entrou no Céu como nossa intercessora em 1852, deixou como riqueza para todos, suas experiências místicas (de Deus), obras de vários psicológicos pedagógicos e filhas do Sagrado Coração de Jesus, que no mundo inteiro, inclusive no Brasil, não param de guerrilhar com as armas de morte, e sim as de Deus, ou seja: Caridade e Paz.

Santa Teresa Verzeri, rogai por nós!

Paróquia realiza Festa dos Anos 60

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó tem a honra de realizar no dia 01 de dezembro deste ano, a Festa dos anos 60, no Parque Recreativo 27 de Março (O Mangueiral) às 22h, com a animação da Banda Fera e do Grupo de Samba de nossa cidade, Grupo Samba Só. Reserve sua mesa entrando em contato com Diógenes Santiago pelos telefones 3472-2660 ou 3472-3902.