segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Emissora Rural Diocesana de Petrolina Completa 45 anos

Criada em 28 de outubro de 1962 por Dom Antônio Campelo de Aragão, 4º Bispo da Diocese de Petrolina, a emissora Rural a Voz do São Francisco merece reconhecimento principalmente no período da ditadura militar instaurada no Brasil na década de 60.

Com o objetivo de evangelizar as pessoas através das ondas do rádio, a emissora Rural tornou-se rapidamente a principal formadora de opinião da região incomodando o poder instaurado em Pernambuco e em todo o território nacional. Durante a ditadura, os militares, tentaram inúmeras vezes interromper as transmissões da rádio, inclusive invadindo o prédio com armas em punho.

Devido a sua linha de seguir de forma independente, a emissora Rural sempre viveu grandes dificuldades no que se refere à manutenção, mas contou sempre com o incondicional apoio do povo de Deus, bem como, da Diocese de Petrolina que é sua proprietária.

Por muitos anos, a Emissora Rural de Petrolina, foi o único canal existente na região para a formação e comunicação do povo, com coragem.

Cardeal preside cerimônia de beatificação de 498 mártires

Dois bispos, 24 sacerdotes, 462 religiosos, um diácono, um subdiácono, um seminarista e sete leigos, num total de 498 mártires foram beatificados neste domingo, 28, em cerimônia presidida pelo prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal José Saraiva Martins, na Praça São Pedro, em Roma. Eles foram martirizados durante a perseguição religiosa por ocasião da Guerra Civil Espanhola (1934-1939).
“Os mártires não alcançaram a glória apenas para si mesmos. O seu sangue, que embebeu a terra, foi sulco que produziu fecundidade e abundância de frutos”, disse o cardeal Saraiva Martins. “Este tão numeroso grupo de bem-aventurados manifestou seu amor a Jesus Cristo até ao martírio; sua fidelidade à Igreja católica e a sua intercessão junto a Deus, por todo o mundo. Antes de morrer, eles perdoaram aos que os perseguiram, mais ainda, rezaram por eles”, completou.


Fonte: CNBB

Bem Aventurado Bartolo Longo



Entre os acontecimentos mais marcantes na Igreja do século XX, sem dúvida encontramos destaque para a tomada de consciência dos cristãos Católicos, frente à missão de evangelizar e viver a vocação universal da santidade.

Um forte sinal deste fato, são as inúmeras beatificações e canonizações que florescem, embelezando o campo dos homens e mulheres de Deus que podemos travar culto; como o Bem Aventurado Bartolo Longo.

Bartolo Longo nasceu em Brindisi, na Itália, em 1841, tendo completado os estudos formou-se advogado em Nápolis, num período em que o testemunho da presença de Jesus se chocava com as indiferenças religiosas. Depois de uma crise religiosa superava-a com os conselhos e orações dos amigos, alcançou Bartolo a graça de uma radical conversão, ao ponto de abandonar a brilhante carreira, a fim de dedicar-se à defesa dos pobres e às obras de caridade.
Movido pelo Espírito Santo, projetou um centro de devoção mariana com obras assistênciais, para abreviar tantas misérias sociais. O lugar escolhido foi a antiga cidade de Pompéia, sepultada debaixo das cinzas pela violenta erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.c.
Em 1880 deu-se início à construção do grandioso santuário em louvor a Nossa Senhora do Santo Rosário, em Pompéia, o internacional centro Mariano artístico foi terminado depois de 22 anos. O início do centro de devoção e caridade, começou com a visita do jovem advogado com 32 anos de idade, visitando as famílias pobres, evangelizando e semeando o amor a Nossa Senhora do Rosário.

Em torno do Santuário, já de fama internacional, nasceram inúmeras obras, como: orfanatos, casa dos filhos de pais presos, escolas, oficinas e outras consequências da fé que opera pela caridade dos santos.

Bartolo Longo fundou as filhas de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia; a revista mensal para promover a fé nesta Mãe da Providência, e a proclamação do dógma da Assunção de Nossa Senhora, ocorrido em 1950.

Bartolo Longo, homem de muitas virtudes, de imenso amor a Jesus, deixou escritas as obras que perduram até hoje. Entrou no Céu com 85 anos.

Bem Aventurado Bartolo Longo... rogai por nós!

Jornal do Zonal 5 lança mais uma edição

O jornal “Zonal em Comunhão” lançou sua segunda edição ontem nas missas dominicais das cidades que compreendem o zonal 5.

O jornal trás noticias de todas as cidades do zonal 5.