sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Celebramos hoje Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil


Celebramos hoje em todo o país o dia de Nossa Senhora Aparecida, nossa querida Padroeira. A história da Virgem de Aparecida, bastante difundida entre nós, permanece viva no coração de cada brasileiro.

A pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada em 1717 por pescadores, no rio Paraíba. Primeiro encontraram o corpo sem cabeça e logo após, a cabeça. O pescador Filipe Pedroso guardou a imagem em sua casa, onde passou a ser venerada pela família e por demais pessoas. Com o tempo, foram sendo atribuídos à imagem, diversos milagres.

A devoção foi crescendo e com o passar do tempo a imagem foi sendo chamada pelo povo de Senhora da Conceição Aparecida. Seu escultor foi, com grande probabilidade, Frei Agostinho de Jesus OSB por volta de 1650, em Sant’Ana do Parnaíba. Supõe-se que alguém, por estar a imagem quebrada, lançou-a às águas do rio.
Em 1741 iniciou-se a construção de uma igreja nova para veneração e culto à imagem. Em 1888 foi terminada pelo Frei Monte Carmelo OSB a chamada Basílica Velha e inaugurada solenemente pelo então bispo de São Paulo, D. Lino Deodato.

A importância da figura de Maria na Igreja, prende-se à importância do papel que ela teve na história da salvação, particularmente importante no mistério da encarnação junto ao Messias: mãe. Discreta durante o nascimento do Redentor, foi também uma presença discretíssima durante a vida pública de Jesus. Quantos fatos ela apenas “guardava em seu coração”!

E finalmente nos é dada como mãe, pelas palavras do próprio Salvador. Maria, repleta dos dons do Espírito Santo, mãe da Igreja, prolonga sua preciosa presença até o fim dos tempos, derramando sobre os membros de Cristo as graças que possui em plenitude.
A presença de Maria é um fio de ouro encontrado no tecido da história da salvação. Daí os cristãos, desde o início da Igreja reconhecerem a grandiosidade desta figura e prestarem culto a Deus através dos mais importantes momentos da vida de Maria e suplicarem sem cessar sua intercessão.

Encerra-se mais uma Feira de Ciências e Cultura em Jardim do Seridó

O Centro Educacional Felinto Elísio encerrou ontem (11) às 11h a Feira de Ciências e Cultura denominada de II ExpoCEFE, na qual foram trabalhados vários temas, como leis e curiosidades do trânsito, origem de Africanos, Química, Meio Ambiente e outros.

O evento foi realizado durante os três turnos. No local também houve várias apresentações com palhaços, grupo de danças, teatros, grupos musicais, entre outros.

O referido evento teve sua abertura às 19h30 no Ginásio de Esporte próximo da escola, onde foram apresentadas danças, vários estilos de músicas, pastoril, coral de músicas internacionais e outras.

Fotos!

Já estão disponíveis no blog de fotos desse blog as fotos da Feira de Ciências e Cultura da CNEC. Para visitar clique aqui.

Encerra-se Feira de Ciências e Cultura da CNEC

A Escola Cenecista Professor Jesuíno Azevedo (CNEC) encerrou sua Feira de Ciências e Cultura na sexta-feira (05).

O evento teve início na quinta feira (04) com um desfile de abertura pelas ruas da cidade, às 16h30, e no decorrer do dia 05 houve exposições de trabalhos e apresentações encerrando-se com uma seresta com o grupo “A Música Entre Amigos”, relembrando a década de 60.

Neste ano, o tema em destaque foi da década de 60 com danças e trabalhos expostos como Maquetes.

Banda Marcial atrai população Jardinense


Banda Marcial da CNEC

A Banda Marcial da Escola Cenecista Professor Jesuíno Azevedo (CNEC) atraiu a população, nesta quinta-feira (04), durante o desfile de abertura da Feira de Ciências e Cultura da referida escola.

A Banda Marcial é formada por pais e amigos da escola e já é tradição nesse tipo de evento. .

Ao terminar o desfile, os seus componentes saíram ainda pelas ruas da cidade até a casa do professor aposentado Ronaldo, fazendo uma homenagem a quem participou das bandas marciais de todas as escolas de nosso município.