domingo, 27 de janeiro de 2008

Nunca se existe uma só previsão

O site http://www.tempoagora.uol.com.br/ nunca tem uma só previsão. Há pouco tempo mostramos boas previsões de chuvas para o carnaval, mas agora estão mostrando a minima possibilidade de chuvas possíveis, veja a seguir:

Jardim do Seridó


Ouro Branco
Vamos ver se terminam com chuvas...

Mensagem do Pe. Rômulo aos paroquianos do Divino Espírito Santo

Foto: Pe. Rômulo

Pe. Rômulo Azevedo da Silva, novo formador do Seminário Diocesano de Caicó

O Pe. Rômulo Azevedo da Silva ex-administrador da Paróquia do Divino Espírito Santo de Ouro Branco, leva aos fiéis daquela cidade a sua mensagem de despedida, visto que neste dia 26 as 19h30, o mesmo entregou a administração da referida Paróquia ao Pe. Carlos Henrique de Jesus Nascimento.

“Queridos Irmãos e irmãs ourobranquenses que me acolheram com tanto amor nesta terra do Divino Espírito Santo e com quem vivi dois anos e cinco meses da minha vida sacerdotal. Venho por este veículo de comunicação, agradecer e louvar a Deus pelo presente que foi nossa caminhada como comunidade Católica em Cristo Jesus.

Não posso citar nomes para não cometer o pecado de esquecer ninguém, mas deixo um abraço especial a todos que estiveram do meu lado. Levo cada um em meu coração e em minhas orações. Não é momento para tristezas e sim momento de júbilo e felicitações, do mesmo jeito que o vento balança nossas árvores e continua o seu caminho, Deus, que nos conduz, me chama para balançar e ser balançado em outras pastagens. Foi isto que sempre preguei: o amor a Jesus Cristo e fidelidade ao seu projeto e a sua Igreja, não podia eu fazer o contrário justamente na hora que precisam de mim. Estou indo com saudades, mas não triste, minha alegria está no fato de ter aprendido muito com vocês e de ter recebido de Deus a coragem de sempre me declarar como um igual, um irmão caminheiro para o Reino do Pai. Louvo e agradeço ao Senhor, com vocês e em vocês senti o amor que tudo criou e tudo sustenta e pude viver a tranqüilidade de oferecer apenas o que podia, eu mesmo, com defeitos e qualidades.

Muito obrigado a todos e que Deus os retribua tudo que vocês fizeram por mim. Que o Espírito Santo os conduza, minha bênção e um beijo no coração de cada um desta linda porção da Igreja do Seridó”.

Pe. Rômulo Azevedo da Silva

Projeto resgata antigo Cinema

Foto: Lenilson Azevedo

PRÉDIO DA ANTIGA USINA, ONDE FUNCIONAVA O CINE OURO BRANCO
HISTÓRIA
Em meados de 1960, o senhor José Izaias de Lucena Filho (Zezeco) e José Donato da Nóbrega (Zezinho), ambos já falecidos - tiveram um sonho. Esse sonho resumia-se em levar a tela do cinema a uma região tão esquecida, castigada pela seca e de costumes tão tradicionais. Esses dois homens tinham uma visão de futuro invejável, eram pessoas à frente de seu tempo, muito queridas na região. O equipamento utilizado era simples, mas fazia um enorme sucesso entre toda a população local e circunvizinha.
Em pouco tempo, tornou-se a principal forma de lazer do lugar na época. O local de projeção era um galpão de uma extinta fábrica de descaroçamento de algodão (antiga Usina), mas, tempos depois, mudou-se para o Mercado Público Municipal.
Com o tempo, novas atribuições e preocupações foram surgindo – problemas de saúde – e aqueles dois homens abandonaram aquela função tão inovadora, e acabaram por vender os equipamentos.
Encerra-se assim o “CINE” de Ouro Branco, uma das únicas opções culturais e de distração daquela cidade carente culturalmente.

O RESGATE
Diante disso, o jovem Thiago Lucena, estudante de Ciências Sociais na UFRN, neto e sobrinho dos precursores do “Cine Ouro Branco”, teve a iniciativa de se resgatar e dar continuidade a essa história, através do projeto “CINE Ouro Branco: O resgate da magia e das paixões causadas pela grande tela em uma pequena cidade do interior”.
Para tanto, Thiago precisava de um colaborador que tornasse possível e concreto este sonho. Enviou uma carta, em novembro de 2006, para o diretor da WSO Multimídia e Informática, de Natal-RN, o senhor Williman Souza de Oliveira, que prontamente mostrou-se disposto a colaborar levando junto com seus equipamentos de projeção e som, alegria e os melhores sentimentos para uma população carente de cultura e opções de lazer.
Foto: Lenilson Azevedo



LOGOMARCA DA EMPRESA QUE DISPONIBILIZARÁ TODA A ESTRUTURA DO PROJETO

Em dezembro de 2007, durante o período de férias em Ouro Branco, Thiago começou a organizar os primeiros contatos para o dia em que ocorreria a exibição de filmes na cidade. Primeiramente procurou a senhora Gorete Lucena, historiadora e irmã de José Izaias de Lucena Filho (Zezeco), um dos idealizadores do CINE Ouro Branco descritos na carta. Surpreendentemente Gorete possui uma lista com todos os filmes reproduzidos no antigo Cinema. Um deles será escolhido para a seção ora proposta.
O lançamento do projeto será feito no próximo sábado, dia 02 de fevereiro, no programa Sábado Show, da Rádio Comunitária Manairama FM.A exibição dos filmes será no sábado, dia 09 de fevereiro. A cidade de Ouro Branco alegra-se com tão importante resgate histórico.


Por Lenilson Azevedo