domingo, 9 de dezembro de 2007

Religiosas renovam os votos de pobreza, castidade e obediência

Foto: Andrey Jonathon

Irmã Helena e Irmã Elizabete renovandos os votos

Ontem (08/12) dia de Nossa Senhora da Conceição, e dia também do aniversário da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, as Reverendas Irmãs: Helena Rodrigues e Elizabete Câmara renovaram durante a Missa Solene da festa, diante da comunidade católica de Jardim do Seridó os votos de Pobreza, Castidade e Obediência.

Esta congregação foi fundada em 1873 pela Beata Savina Petrilli na Itália e está presente em sete países do mundo, no entanto, todas as irmãs renovam neste mesmo dia os votos acima citados. São 134 anos de fundação e, portanto de trabalho missionário, atendendo as necessidades dos mais pobres.

Em Jardim do Seridó esta Congregação está presente desde o ano de 2003. É a única casa em todo o estado do Rio Grande do Norte e atualmente conta com o trabalho das Irmãs Helena, Elizabete e Cecília.

Que as Irmãs dos Pobres de Santa Catarina continuem com este zelo, amor e dedicação por nossa Paróquia. Agradecemos de coração a nosso Pai do céu, por ter derramado tão grande graça em nossa comunidade que após quase 150 anos de paróquia, foi agraciada com uma casa de religiosas.

Encerra-se a Festa de Nossa Senhora da Conceição 2007

Montagem: Matheus Araújo

Encerrou-se mais uma Festa da excelsa padroeira de Jardim do Seridó, Nossa Senhora da Conceição, festa essa que é cheia de amor e devoção, porque Maria é mãe de todos e de cada um de nós.

Às 10h, houve a Missa Solene da festa presidida pelo Vigário Geral de nossa diocese de Caicó, Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, e concelebrada pelos sacerdotes ali presentes, entre eles, nosso pároco, Padre Joaquim, e nosso vigário paroquial, Padre Fabiano. Logo após, houve o Almoço Festivo, no Esplanada Clube.
Foto: Josimário Nunes

Às 17h, houve a procissão com a venerada imagem de Nossa Senhora da Conceição, com a presença do nosso excelentíssimo e reverendíssimo senhor Bispo Diocesano, Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, encerrando-se com a Bênção do Santíssimo Sacramento. Após a benção, foi feita a divulgação do resultado financeiro parcial da festa pelo tesoureiro da festa, José Araújo, acontecendo mais um emocionante arreamento da Bandeira acompanhado pela Banda Euterpe Jardinense.

A festa de Nossa Senhora da Conceição é realizada há muito tempo e todos os anos a emoção, a devoção e a fé está presente nos que entram e saem daquela Matriz de Nossa Senhora da Conceição e quem sabe também está nos os enfermos que estão em casa escutando pelas ondas do rádio.
Foto: Josimário Nunes
Dentro de várias noites dedicadas às associações, pastorais, Marias, entre outros. Tem o dia dos peregrinos jardinenses que passaram 30 dias celebrando as novenas dos nossos conterrânios que moram em natal, havendo assim a vinda para sua cidade natal para celebrar conosco a noite dedicada a eles. Sempre coincidindo com o dia do jantar da festa.

Após todas as missas e novenas da festa, os fiéis olhando para a imagem de Nossa Senhora da Conceição pedem as bênçãos à sua mãe, Maria, cantando “Derrama sobre este povo, as tuas bênçãos derrama, o teu olhar sempre novo, de teu amor nos inflama”, refrão esse do hino oficial da festa.

A Festa da padroeira de Jardim do Seridó como todas as outras festas de padroeiras e padroeiras tem suas tradições, que são elas, todas as vezes que termina a Missa Solene da festa pede-se para que homens ajudem a trazer o andor da imagem que sairá em procissão para ser ornamentado, ir de branco para a procissão, muitas vezes por causa de promessa, imagens de Nossa Senhora da Conceição peregrinar trinta dias nas casas dos jardinenses que moram em natal, um das mais famosas é a hora do beija, entre outras.

Foto: Andrey Jonathon

A nossa festa teve a presença de vários sacerdotes e monsenhores, são eles, Padre Joaquim, Padre Fabiano, Padre Rômulo, Padre Stanley, Padre Célio, Padre Alcivan, Padre Carlos Henrique, Padre Emanuel, Padre Jocimar, Padre Amaurílio, Padre Lucena, Dom Delson,
Padre Alexsandro, Padre Jaime, Padre Enoqs, Monsenhor Aluísio, Monsenhor João Agripino, Monsenhor Raimundo, Diácono Evanilson, Seminaristas, Acólitos e Coroinhas.

Este ano comemora-se os 52 anos de vida sacerdotal de Monsenhor Ernesto da Silva Espínola e 70 anos de Monsenhor Aluísio Rocha Barrêto, que já passou muito tempo sendo presbítero em nossa cidade e hoje é presbítero da capital do estado do Ceará, Fortaleza.

Acreditamos ter alcançado os objetivos da festa: fazer as pessoas refletirem a cerca do Documento de Aparecida que foi produzido pelos bispos da América Latina e do Caribe na 5ª Conferência que aconteceu no mês de maio. Atrair aqueles filhos de Nossa Senhora mais distantes, reunir em torna de uma mesma fé irmãos de perto e de longe, jardinenses presentes e ausentes, visitantes, devotos e devotas de Maria Mãe de Deus.

Só nos resta esforçar-se para os pontos negativos da festa de Nossa Senhora da Conceição 2007 e transformarmos em um ponto positivo, além de continuar fazendo o que gostamos da festa de 2007, quem sabe com mais fé e esforço. “Não celebrei mais uma festa de Nossa Senhora da Conceição, mas a festa de Nossa Senhora da Conceição 2007”, disse Padre Joaquim.


Algumas informações de Andrey Jonathon

Santa Joana Francisca de Chantal


Neste dia queremos lembrar a vida da Santa que na liturgia comemoraremos amanhã, Joana Francisca Chantal, modelo de jovem, mãe, irmã e por fim religiosa. Nasceu em Dijon, centro da França, em 1572 e foi pelas provações modelada até a santidade.
A mãe tão amada faleceu quando Joana era criança; o pai, homem de caráter exemplar, era presidente da câmara dos vereadores e por causa de maquinações políticas chegou a sofrer pobreza e muitas humilhações. Joana que recebeu da família a riqueza da fé deu com 5 anos um exemplo marcante quanto a presença de Jesus no Santíssimo Sacramente, pois falou a um calvinista que questionava o pai:
"O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, porque ele mesmo o disse. Se pretendeis não aceitar o que ele falou, fazeis dele um mentiroso". Santa Joana Francisca com 20 anos casou-se com um barão, tiveram quatro filhos, e juntos começaram a educar os filhos , principalmente com o exemplo. Joana sempre humilde, caridosa para com o esposo, filho e empregados amava e muito amada.
Tristemente perdeu seu esposo que foi vítima de um tiro durante a caça e somente com a graça de Deus conseguiu perdoar os causadores, e corajosamente educar filhos. Como santa viúva, Joana conheceu o bispo Francisco de Sales que a assumiu em direção espiritual e encontrou na santa a pessoa ideal para a fundação de um fundação religiosa.
Santa Joana Francisca de Chantal, já com os filhos educados encontrou resistência dos seus familiares, porém diante do chamado do Cristo, tornou-se fundadora das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora. Seguindo o exemplo de Maria, a santa de hoje com suas, irmãs fizeram um grande bem à sociedade e toda Igreja. Faleceu em 1641 deixando 83 conventos.

Santa Joana Francisa de Chantal...rogai por nós!