quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Carnaval: momento para experiência do amor de Deus

Muitos católicos deixam a Folia de Momo de lado para mergulhar de coração aberto na busca
pela alegria que só Deus pode dar

“Quem foi que disse que o cristão não pode se divertir? Se Deus está em seu coração, como deixar de sorrir?” Esse refrão da música Aleluia, Aleluia, da Banda Êxodus, tem embalado e traduzido o sentimento de muita gente. Pessoas que deixam a Folia de Momo e buscam a alegria nas coisas de Deus. São os retiros de carnaval, que se espalham cada vez mais e atraem um grande número de cristãos.

A opinião de todos que participam é praticamente a mesma: “É uma ótima oportunidade para quem não conhece a Deus. É uma experiência única”. Opinião que é partilhada por Conceição de Maria Câmara, que participou do primeiro Ágape, no início da década de 1990. Ela diz que o evento foi feito por pessoas inexperientes (com relação a eventos grandes), mas que ousaram. Quanto aos participantes, eram centenas de pessoas de todas as idades. Muitos foram por causa de amizades ou porque foram forçados pelos pais, mas, no final, ninguém mais queria sair de lá. “Lá era o céu. Ninguém queria sair dali”, relembra Conceição, com ar de nostalgia. Os primeiros Ágape’s foram realizados como retiro fechado, onde as pessoas entravam no sábado e só podiam sair de lá na quarta-feira de cinzas, pela manhã, após a missa.

Conceição relata que o que muito marcou foi a unidade de todos os que estavam lá. Ela compara com as primeiras comunidades cristãs, onde tudo era partilhado. As dores e alegrias de um eram de todos. Ela conta que nesse primeiro retiro nasceram amizades que duram até hoje.


Por Arquidiocese de Natal

Shalom promove acampamento

Foto: Jorge Corrêa

Jovens da Comunidade Shalom, organizadores do Acampamento

A Comunidade Católica Shalom realiza o 2° Acampamento de Jovens Shalom, conhecido como Acamp’s, de 21 a 26 de janeiro, no Hotel Mardunas, em São José de Mipibu.

A programação do evento é bem diversificada. Logo pela manhã há ginástica, café e adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, os participantes vão para as atividades de lazer. Na parte da tarde, há Seminário de Vida no Espírito Santo e palestras sobre Afetividade. O dia é encerrado com celebração de Missa, show louvor e apresentações artísticas. A coordenadora do Projeto Juventude, do Shalom Natal, e coordenadora do Acamp’s, Jeovana Freitas, diz que esse é o objetivo do Acamp’s: unir diversão, aventura e evangelização.
O acampamento desse ano vai contar com a presença do cantor carioca Cosme, que vem fazer um show e contar seu testemunho de vida.

Cerca de 200 jovens de todo o Rio Grande do Norte e de estados vizinhos são esperados no evento. O valor da inscrição é de R$ 130,00, incluindo alimentação, transporte e hospedagem. Mais informações com Jeovana, nos telefones (84) 3082-8117 ou 8873-6849.
Por Arquidiocese de Natal

Previsões para o ínicio do Carnaval



Jardim do Seridó




Ouro Branco

Chuvas deixam seridoenses alegres

As tão esperáveis chuvas chegaram às terras seridoenses nestes últimos dias, assim quebrando as previsões do tempo, que indicava para a cidade de Jardim do Seridó três milímetros de chuva e segundo informações foram quarenta milímetros de chuva.

Na noite dessa terça feira (22), choveu na cidade de Ouro Branco-RN. Debaixo de muitos trovões e relâmpagos a noite toda, a chuva, não muito forte, aliviou o calor que assolava a todos durante todo o dia.

As expectativas são de muitos dias de grandes chuvas na nossa cidade Jardim do Seridó-RN assim nos confirma a previsão do tempo. Para que “... seja feita a tua vontade assim na terra como no céu...” (Oração do Pai Nosso) e assim temos que aceitar a vontade do Pai dita na oração.

“Senhor se for da tua vontade e nós merecermos, mandai chuvas para o nosso sertão”.


Informações Lenilson Azevedo

Programação do Carnaval em Ouro Branco

27/01 – Domingo
17h – Abertura Oficial do Carnaval com arrastão animado pela Orquestra de Frevo do maestro Mil.
02/02 – Sábado
21h – Primeira noite carnavalesca com animação do Grupo Dyda & Darlan, Orquestra de Frevo do maestro Mil e Banda Aryaxé
03/02 – Domingo
16h30 – Matinê com animação do Grupo Dyda & Darlan, Orquestra de Frevo do maestro Mil e Banda Aryaxé.
21h – Segunda noite carnavalesca com animação do Grupo Dyda & Darlan, Orquestra de Frevo do maestro Mil e Banda Aryaxé.
04/02 - Segunda-feira
21h - Terceira noite carnavalesca com animação do Grupo Dyda & Darlan, Orquestra de Frevo do maestro Mil e Banda Aryaxé.
05/02 - Terça-feira
16h30 – Matinê com animação do Grupo Dyda & Darlan, Orquestra de Frevo do maestro Mil e Banda Aryaxé.
21h – Quarta e última noite carnavalesca com animação do Grupo Dyda & Darlan, Orquestra de Frevo do maestro Mil e Banda Aryaxé.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ouro Branco-RN


Por Lenilson Azevedo

Carnaval de Rua em Acari

A prefeitura anunciou as bandas que irão agitar os foliões nos dias de animação.

Todas as noites as bandas Perfume de Mulher e o cantor Marquinhos Carrera e sua Banda Sakulejo animará os blocos carnavalescos na Praça Thásia Luana. Além disso, no domingo (03/02) e na terça-feira (05/02) haverá um matinê com o Forrozão Chega Nela e Juninho dos Teclados.

De acordo com a comissão organizadora serão montadas barracas de apoio ao longo de todo o corredor da folia.


Por Ismael Medeiros