quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Carnaval: momento para experiência do amor de Deus

Muitos católicos deixam a Folia de Momo de lado para mergulhar de coração aberto na busca
pela alegria que só Deus pode dar

“Quem foi que disse que o cristão não pode se divertir? Se Deus está em seu coração, como deixar de sorrir?” Esse refrão da música Aleluia, Aleluia, da Banda Êxodus, tem embalado e traduzido o sentimento de muita gente. Pessoas que deixam a Folia de Momo e buscam a alegria nas coisas de Deus. São os retiros de carnaval, que se espalham cada vez mais e atraem um grande número de cristãos.

A opinião de todos que participam é praticamente a mesma: “É uma ótima oportunidade para quem não conhece a Deus. É uma experiência única”. Opinião que é partilhada por Conceição de Maria Câmara, que participou do primeiro Ágape, no início da década de 1990. Ela diz que o evento foi feito por pessoas inexperientes (com relação a eventos grandes), mas que ousaram. Quanto aos participantes, eram centenas de pessoas de todas as idades. Muitos foram por causa de amizades ou porque foram forçados pelos pais, mas, no final, ninguém mais queria sair de lá. “Lá era o céu. Ninguém queria sair dali”, relembra Conceição, com ar de nostalgia. Os primeiros Ágape’s foram realizados como retiro fechado, onde as pessoas entravam no sábado e só podiam sair de lá na quarta-feira de cinzas, pela manhã, após a missa.

Conceição relata que o que muito marcou foi a unidade de todos os que estavam lá. Ela compara com as primeiras comunidades cristãs, onde tudo era partilhado. As dores e alegrias de um eram de todos. Ela conta que nesse primeiro retiro nasceram amizades que duram até hoje.


Por Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário: