segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A “Festa de Agosto” já começou

Ontem (5) as 18h30 as filas foram organizadas mais uma vez. De um lado as senhoras da Congregação Mariana, do outro, o Sagrado Coração de Jesus, todas de fita no pescoço em procissão seguiam para a Matriz de Nossa Senhora da Guia.

As famílias em volta do mastro junto aos padres e o prefeito municipal hastearam a bandeira para começar celebrar Nossa Senhora da Guia. Monsenhor Raimundo, declarou aberta a festa 2007. Nos céus os fogos anunciaram o que no mesmo dia 05 de séculos atrás à tradição permite entoarmos com muita bravura o hino de Nossa Senhora da Guia.

Foi assim... Com lagrimas nos olhos que os filhos de Acari cantaram “no teu mando azul senhora, cheio de estrelas de brilho, acolhe mãe nesta hora o coração de teus filhos”. Como numa retrospectiva as lembranças dos amigos que em outra dimensão estão, pois a vida não permitiu ali está, ou por motivos maiores longe ou perto, vivos estão, mas da grandiosa festa não poderão compartilhar.

“Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari, nossos passos alumia, são teus os filhos daqui”. Será neste ritmo e entusiasmo que cantaremos as noites para brotar no solo acariense, o reencontro, o aperto de mão, a alegria de ser filho da mãe que nos guia.


Por Ismael Medeiros

Natal recebe visita de Arcebispo Militar

O Arcebispo do Ordinariato Militar do Brasil, Dom Osvino José Both, visitará as capelanias das Forças Armadas e Forças Auxiliares de Natal, dias 9 e 10 de agosto. No dia 9, pela manhã, ele visitará o 3º Distrito Naval, Base Naval, Vila Naval e almoçará com os capelães militares e com o Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. À tarde, Dom Osvino visitará o 16º BI (exército).

Na sexta-feira, dia 10, pela manhã, o Arcebispo Militar visitará a Polícia Militar e o Corpo dos Bombeiros. Às 8h30, presidirá missa, na capela, ao lado do Hospital da Polícia Militar, aberta a todos os fiéis. Às 15 horas, visitará a Catedral Metropolitana de Natal, onde se reunirá com os capelães, que estão na ativa.

De Natal, no sábado, Dom Osvino viajará à cidade de Açu/RN.

O Ordinariato Militar do Brasil tem sede no Ministério da Defesa, em Brasília.


Por Cacilda Medeiros

Cura D’Ars e Pe. João Maria são exemplos de santidade para os Padres

Os padres da Igreja Católica comemoram, neste final de semana, o seu dia, também dedicado ao Patrono dos Presbíteros, São João Maria Vianey, o Cura D’Ars, nascido em 8 de maio de 1786, em Dardilly, próximo de Lyon, na França.

Homem simples, profundo na oração e na dedicação a Deus e aos irmãos, o Cura D’Ars soube, como poucos, servir a Jesus Cristo na figura dos que precisaram dele, em diversos momentos da vida. Após a ordenação sacerdotal, foi morar numa comunidade rural chamada Ars, com pouco mais de 250 habitantes, no interior da França, que levavam uma vida quase pagã. Lá, com sua ação piedosa e vida de oração, transformou as pessoas em fervorosos cristãos. A maioria dos padres têm no Santo Cura D’Ars, um exemplo a ser seguido.

Da mesma forma que profissionais de áreas diversas de atividades humanas, os Padres também podem se sentir realizados ou não na opção de vida que fizeram. Eles exercem uma atividade cuja essência é servir às pessoas, através das estruturas da Igreja, e, nessa tarefa, também enfrentam divergências, incompreensões e insatisfações, como qualquer outro ser humano.

Na história da Igreja há padres que se doaram ao trabalho com tanta intensidade que abreviaram o tempo de vida em conseqüência de doenças contraídas enquanto atendiam aos fiéis. Em Natal, um exemplo clássico é o Pe. João Maria, que tem fama de santidade. Ele morreu de varíola, contraída enquanto atendia às vítimas dessa doença, em 16 de outubro de 1905, em Natal. O Pe. João Maria nasceu na cidade seridoense de Jardim de Piranhas, em 8 de maio de 1848. Ele também é um exemplo de vida que pode ser seguido por muitos padres.


Por Cacilda Medeiros