sexta-feira, 13 de julho de 2007

Monsenhor Ernesto precisa de nossas orações

Não têm sido fáceis os últimos dias vividos pelo Monsenhor Ernesto da Silva Espínola, 79 anos de idade, pároco emérito de Jardim do Seridó. Acometido de uma diabete e convivendo com o Mal de Alzheimer, o sacerdote passa a maior parte do dia deitado na cama de seu quarto, e só anda com o auxilio de outras pessoas, assim com muita dificuldade.

Na rápida visita que fiz ao Monsenhor Ernesto nesta manhã (13) em sua residência, me deparei com um homem totalmente rendido a vontade de Deus, diferente do Padre Ernesto que toda Jardim do Seridó e região aprendeu a gostar, que dentre suas principais virtudes estavam a coragem de enfrentar os poderosos e os problemas da época em que a Igreja Católica era o principal e mais forte formador de opinião. Fiquei feliz porque Monsenhor ainda me reconheceu, e confesso que me veio um filme de todos os sete anos de convivência que tive com o mesmo, quando era seu coroinha.

Conversei com sua fiel companheira, Rita Eunice dos Santos. Rita me relatou que a noite de ontem (quinta) foi uma das mais difíceis para o Monsenhor. "Ele chegou a se despedir de mim. Pediu pra que eu acendesse uma vela e disse, mesmo com dificuldades de falar, que estava nas mãos de Deus. Disse que perdoava um de seus irmãos, por uma desavença familiar antiga, e abençoava as crianças, que ele dizia todo tempo que estavam em seu quarto", relatou Rita Eunice.

Mas uma das frases que Monsenhor Ernesto disse ontem, contada a mim por Rita Eunice, foi quando ele pediu para que todas as pessoas que conviveram com ele distribuíssem o amor e a caridade que ele semeou por onde passou, e nas paróquias que ele trabalhou (Acari, São José do Seridó, Cruzeta, Ouro Branco e outras). Rita me informa que ele hoje (13) amanheceu melhor, mas seu estado de saúde ainda é delicado. "O que ele mais precisa nesse momento é de oração", finalizou Rita.

Já estamos rezando...


Por Marcos Dantas

Telecentro entrega certificados

Foto: Agita Jardim

A Câmara Municipal de Jardim do Seridó-RN, na presidência do vereador Gilberto Valdeger de Azevedo, realizou, no dia 12 de Julho de 2007, mais uma sessão solene de entrega de certificados de conclusão do curso de informática do Programa Legislativo de Inclusão Digital a 178 alunos. Durante o período de um mês, esses estudantes assistiram aulas de Windows, Word e Internet ministradas pelos monitores: Jussier Nascimento, Gilberto Júnior e Diego Góis, no Telecentro Antônio de Azevedo Maia Júnior, localizado no Centro de leitura Manoel Móisés de Medeiros.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades: o presidente do legislativo jardinense, Gilberto Valdeger de Azevedo; vice-presidente Leoni Azevedo de Lima; o 1° secretário, Carlos Roberto de Morais; 2ª secretária Maria Medeiros A. dos Reis, além dos vereadores Jônatas Azevedo, José Justino Neto e Geralda Medeiros de Araújo. Compareceram também o senhor prefeito Dr. Edimar Medeiros Dantas, o representante da federação das câmaras municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN), secretários municipais e os estudantes.

Houve o pronunciamento de discursos pelas autoridades presentes, enfocando a importância do conhecimento de informática para a sociedade moderna. Ao final da solenidade foi servido um coquetel aos presentes.

Por Diego Marinho de Góis