quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Padres farão curso na Terra Santa

Cinco padres da Arquidiocese de Natal participarão do Curso de Renovação Espiritual para Sacerdotes, em Jerusalém, Terra Santa, no período de 15 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano. São os padres: Robério Camilo da Silva, vigário geral da Arquidiocese; Valdir Cândido de Morais, administrador da Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús; Vicente Fernandes Neto, vigário paroquial de Angicos; Antônio Nunes de Araújo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis; e Jonerickson Gomes, administrador da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros.
O Curso é organizado pelo Pontifício Instituto Notre Dame, de Jerusalém, e pelas Congregações para o Clero e para a Evangelização dos Povos, da Santa Sé. É organizado em três módulos e apresenta uma visão bíblica, história e espiritual dos lugares da história da redenção, incluindo seminário bíblico, conferências sobre a espiritualidade sacerdotal, oficinas pastorais e exercícios espirituais. A programação consta de peregrinação a lugares significativos da Terra Santa, como Nazaré, Cenáculo, Getsémani, Calvário e Santo Sepulcro.
Outros cinco padres da Arquidiocese de Natal já participaram desse Curso, em 2007. Em janeiro, foram os padres João Maria do Nascimento, José Nazareno e José Sílvio de Brito. Em julho, foi a vez os padres Aerton Sales e Joaquim Ataíde.

Por Arquidiocese de Natal

Paróquias recebem novos administradores

Vários padres tomam posse, em suas novas paróquias, nestes próximos dias. Neste dia 13, Pe. Lenilson Morais chega à Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, onde será vigário paroquial; dia 14, Pe. Jorge Alves assume a Área Pastoral de Passa e Fica; dia 17, Pe. Idalmo César será empossado administrador da Paróquia de N. Sra. de Lourdes, de Campo Redondo; dia 21, Pe. João Maria dos Anjos assumirá a Paróquia de N. Sra. do Livramento, de Taipu; dia 25, Pe. Lenilson Silva assume a administração da Paróquia de São José Operário, de Jandaíra; dia 26, Pe. José Francisco Neto assumirá a Área Pastoral de Bom Jesus; dia 27, Pe. Áryson Paiva será recebido na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, onde será vigário paroquial; dia 28, Pe. Humberto Negreiros será empossado administrador da Paróquia de Santa Luzia, em Boa Esperança; e, no dia 31, Pe. Antônio Teixeira tomará posse como administrador da Paróquia de N. Sra. Auxiliadora, de Felipe Camarão, e Pe. João Batista Lima, administrador da Paróquia de Santa Teresinha, de Tangará.

Por Cacilda Medeiros

São Sebastião: 59 anos de fé e devoção

A Paróquia de São Sebastião, no Alecrim – Natal, festeja, nos dias 11 a 20 de janeiro, sua 59ª festa de padroeiro, a mais tradicional das manifestações católicas do bairro do Alecrim, testemunha de uma grande demonstração de fé em Cristo e devoção ao santo defen-sor da Igreja. Ele, que nos tempos de maior perseguição aos cristãos, lhes dava conforto e o testemunho de Jesus, principalmente aos que padeciam nas mãos do império romano.

São Sebastião ingressou na poderosa legião romana ainda muito jovem e chegou ao posto de comandante do exército pretoriano no reinado de Diocleciano, um dos mais cruéis assassinos de cristãos da história, comparado apenas ao próprio Nero. Convertido ao cristianismo e descoberto pelo imperador foi considerado traidor e condenado a morte. Para cumprir a sentença, o amarraram a um tronco e o feriram com flechas para que sua morte fosse lenta e dolorosa. Sobrevivendo aos seus algozes, considerou sua recuperação um milagre de Cristo, passando a difundir com mais força ainda a palavra de Jesus em todos os lugares onde esteve, inclusive para o próprio imperador, chamando-o ao arrependimento e ao perdão. Aprisionado mais uma vez, foi espancado até a morte e depois decapitado como garantir que dessa vez estava realmente morto, mas até o último minuto foi testemunha fiel da fé em nosso Senhor.

É por esse exemplo de fé que se tornou padroeiro em diversas cidades do Rio Grande do Norte e de uma das capitais mais importantes do Brasil, a qual, também, emprestou seu nome: São Sebastião do Rio de Janeiro. Natal, como capital e pólo mais desenvolvido do Estado, acolhe pessoas vindas de todas as partes. No meio delas, muitos devotos que mesmo distantes de sua terra mãe, não esquecem sua devoção, nem as graças alcançadas e, religiosamente, cumprem um ritual de agradecimentos e preces ao santo padroeiro.

Pequenas e grandes caravanas, famílias, casais, políticos, autoridades ou apenas pessoas anônimas se confraternizam pela fé e devoção em meio ao vai e vem de pagadores de promessas que acompanham o cortejo pelas ruas do bairro do melhor lugar possível. Enquanto alguns acenam das sacadas de casas, construídas no início do século passado, outros lançam fogos pelas janelas de modernos apartamentos que contrastam com o popular comércio local que pára, mesmo que momentaneamente, para observar a multidão de vermelho e branco, em cânticos e louvores atrás do andor, relembrando aos que esfriaram na fé e aos que ainda não conhecem Jesus, que a Igreja está de portas abertas para recebê-los.


Por Janeilson Mafra - Coord. da Pascom na Paróquia São Sebastião - Alecrim

Seminaristas serão encaminhados para Natal

Os seminaristas do Seminário Santo Cura D'Ars da Diocese de Caicó que concluíram a faculdade de Filosofia serão encaminhados para o Seminário São Pedro da Arquidiocese de Natal para cursarem a faculdade de Teologia.

O motivo da transferência ainda não foi bastante esclarecido, mas segundo informações é por conta que não está formando as turmas.

Os seminaristas serão encaminhados e ao mesmo tempo acompanhados pelo Padre Rômulo, que deixará a Paróquia do Divino Espírito Santo de Ouro Branco sob a administração do Padre Carlos Henrique.

Seminário inicia com o ano com 70 alunos

O Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, recebe 12 novos alunos, neste ano de 2008. Depois de participarem dos encontros vocacionais e de um processo seletivo, no ano passado, foram selecionados para ingressar na instituição, em 2008, os jovens: Ândreson Madson Ferreira do Nascimento - Macau, Antônio Roberto Gomes de Lima - Parnamirim, Francisco de Assis da Silva - Santa Cruz, Francisco de Souza Soares Neto - Ceará-Mirim, Gilmar Pereira Victor da Silva - Senador Elói de Souza, Jairo Marinho Ribeiro Júnior, - Ceará-Mirim, Marcondes Eduardo Alexandre - São José de Campestre, Rodrigo Fernandes de Souza Paiva - Alecrim/Natal, Robson Paulo de Oliveira - Monte Alegre, Wanderson Luiz Freitas da Silva - João Câmara, William Bruno dos Santos Costa - Santos Reis/Natal, e William Lamarck Nunes Brito - Parque das Dunas/Natal. Todos eles ingressarão no propedêutico.

De acordo com o reitor, Pe. Valtair Lira Lucas, os novos alunos devem chegar ao Seminário na manhã do dia 17 de fevereiro. Os veteranos retornarão no dia 21 de fevereiro, também pela manhã. No período de 21 a 24, todos os seminaristas participarão de um retiro espiritual. A aula inaugural do ano letivo acontecerá no dia 25 de fevereiro, às 10 horas. Na ocasião, haverá o lançamento do novo layout do site do Seminário, cujo endereço é: www.seminariosaopedro.org.br, e uma palestra sobre o tema: Comunicação a serviço da vida, proferida pelo bispo responsável pela Pastoral da Comunicação, no Regional Nordeste 2, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.

Em 2008, o Seminário de São Pedro vai contar com setenta alunos, sendo 12 no propedêutico, 18 no curso de Filosofia e 40 no curso de Teologia. Destes, 59 são da Arquidiocese de Natal, seis da Diocese de Caicó/RN, um da diocese de Palmeira dos Índios/AL e quatro da diocese de Bonfim/BA.


Por Cacilda Medeiros

Padre cria grupo de coroinhas na Paróquia

O Padre da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida no bairro Neópolis da cidade de Natal, Padre Nunes, neste domingo (06), divulgou que depois de ter sido muito machista no caso de coroinha decidiu criar também um grupo de coroinhas mulheres.

Quem tiver interessada, por favor, procurar a paróquia!