terça-feira, 30 de outubro de 2007

São Frumêncio


A história do Santo de hoje se entrelaça com a conversão de uma multidão de africanos, ao amor de Cristo e à Salvação. São Frumêncio nasceu em Liro da Fenícia, e quando menino, juntamente com o irmão Edécio, acompanhava um filósofo de nome Merópio, numa viagem em direção às Índias. A embarcação, cruzando o Mar Vermelho, foi assaltada e só foram poupados da morte os dois jovens, Frumêncio e Edécio, que foram levados escravos para Aksum a serviço da Corte.
Deste mal humano, Deus tirou um bem, pois ao terem ganhado o coração do rei com a inteligência e espírito de serviço, fizeram de tudo para ganhar o coração da África para o Senhor. Os irmãos de ótima educação cristã, começaram a proteger os mercadores cristãos de passagem pela região e com a permissão de construírem uma igrejinha, começaram a evangelizar o povo. Passados quase vinte anos, puderam voltar à pátria e visitar os parentes; Edécio para Liro e Frumêncio caminhou para partilhar com o Patriarca de Alexandria, Santo Atanásio, as maravilhas do Ressuscitado na Etiópia e também sobre a necessidade de sacerdotes e um bispo. Santo Atanásio admirado com relatos, sabiamente revestiu Frumêncio com o Poder Sacerdotal e nomeou-o bispo sobre toda a Etiópia, isto em 350.
Quando voltou, Frumêncio foi acolhido com alegria como o "padre portador da paz". Continuou a pregação do Evangelho no Poder do Espírito, ao ponto de converterem o rei, a rainha, e o grande número de indígenas, isto pelo sim dos jovens e perseverança de Frumêncio. Quase toda a Etiópia passou a dobrar os joelhos diante do nome que está acima de todo o nome: Jesus Cristo.
São Frumêncio... rogai por nós!

Arquidiocese lembra primeiro ano do falecimento de Dom Nivaldo


A Arquidiocese de Natal, através da Pastoral da Juventude e da Paróquia do Beato André de Soveral, de Emaús, celebrarão missa na intenção de Dom Nivaldo Monte, no dia 2 de novembro, dedicado aos Santos Defuntos, às 6 horas, no túmulo do Arcebispo Emérito de Natal, situado no Mosteiro das Filhas de Sant’Ana, ao lado do Cemitério Morada da Paz. A celebração faz parte do programa das primeiras Missões Jovens, que se realizam na Paróquia do Beato André de Soveral. “É um reconhecimento que expressamos pelo muito que Dom Nivaldo fez em favor de toda a comunidade de Emaús e do Mosteiro”, explicam o Pe. Valdir Cândido de Morais, Administrador Paroquial de Emaús e o Pe. Carlos Sávio, Vigário Paroquial de Emaús.

Dom Nivaldo também será lembrado pelos familiares e pela Arquidiocese de Natal, no dia 10 de novembro, data do primeiro aniversário de morte do Arcebispo Emérito. Será celebrada missa, no dia 10, às 9h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, do Tirol, com presença do clero, religiosos, religiosas, representantes dos setores e pastorais sociais, além de leigos em geral.


Por Cacilda Medeiros