quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Grupo Teatral apresenta o Auto Santuário dos Negros

No próximo dia 30 de dezembro, o grupo de Teatro Cultura Viva, com o apoio da Casa de Cultura Popular Poeta Antídio Azevedo e a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó apresentará o Auto Santuário dos Negros, a partir das 20hs, em frente à Casa de Cultura. O espetáculo terá as participações especiais do Grupo dos Negros do Rosário, que se apresentarão com a dança do espontão e o seu gingado, e o Grupo de Capoeira Terra do Sol com o seu Maculelê. A direção artística será de Dimas Carlos, diretor, coreógrafo e também coordenador estadual das Casas de Cultura Popular.

O Santuário dos Negros contará a chegada dos negros no Brasil, a escravidão, a história da Irmandade dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó, fundada em 1863, antes mesmo da libertação, desde sua origem e as lendas dessa tradição, resgatando a cultura africana existente na cidade. Na ocasião, serão feitas também homenagens a alguns personagens que marcaram a história local e aos vultos populares. O espetáculo começa com Dona Conrada, juntamente com Seu Chico de Biró (vultos populares). Os dois iniciarão discutindo a razão de estarem em Jardim do Seridó.

Será feita uma referência à mistura entre o negro e o branco que ocasionou com a desmistificação das lendas dos Negros que acreditavam no deus da mata, do sol e das águas, entre outras, passando a aprender a religião cristã, elegendo Nossa Senhora do Rosário como padroeira, ficando tão cristãos quanto os europeus, daí surgindo as irmandades e os grupos religiosos. Outro fato marcante contado na peça será a trajetória de Dona Nathércia, que dedicou 70 anos de sua vida à educação jardinense. A homenageada faleceu em 2005 aos 107 anos de idade.

No final acontecerá a coroação e a libertação de Chico Rei no tronco, sonhando com a Virgem, onde ela lhe dará um novo mundo trazendo a liberdade dele retratada como riqueza cultural e não como ouro. “Neste auto, o ouro do negro é a sua cultura, é o que ele deixou no nosso sangue. Ao contrário do que alguns dizem que ele teria ganhado, conquistado ou até roubado”, disse Dimas Carlos, diretor artístico da peça.

O texto foi construído pelos próprios componentes, por meio de fragmentos de alguns personagens históricos, entre eles, o grande literato Castro Alves, com seu “Navio Negreiro” e “Chicote” do Professor Francisco Felix, filho de Caicó. Ainda contará com a orientação pedagógica do historiador, Diego Marinho, através de sua monografia sobre a irmandade dos negros.

A escolha do Auto Santuário dos Negros se deu devido à existência em Jardim do Seridó de três festas religiosas. “No mês de setembro, comemoramos o Sagrado Coração de Jesus, no início de dezembro, Nossa Senhora da Conceição e, na passagem de ano, Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, por iss, tivemos a idéia de se criar um santuário”, finalizou Mônica Sabino, escritora da peça e atriz.

Grupo de Jovens realiza confraternização Natalina

Como já é tradição em famílias, pastorais, amigos, fazerem confraternizações no período do Natal. Neste domingo (23), o Grupo Jovem Adonay da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da cidade de Jardim do Seridó também realizou uma confraternização do Natal no Centro Pastoral Coração de Jesus.

A confraternização teve no inicio um encontro como todos os outros que acontecia aos domingos, assim voltado para o período em que estamos comemorando o Natal do Senhor. Seguido de uma tradicional “Amiga Secreta”, dando início a um “Come e Bebe”.

Começa preparação da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião

Hoje (26), começa a preparação à Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, nas casas da cidade de Jardim do Seridó.

Para os “Negros do Rosário” a festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião já começou faz tempo, pois já estão dançando e tocando nas ruas da cidade e nas casas, assim preparando à festa como também preparando a dança e o toque para a referida festa.

Na festa será apresentado o Santuário dos Negros no dia 30, no qual narra a história dos negros desde sua chegada adaptando à história dos nossos negros hoje com liberdades através de textos e livros de autores de nossa região como também de outras regiões ou estados, entre eles, Vultos Populares do autor José Nilton (in memorian).

Paróquia Celebra Natal do Senhor


Nesta terça feira (25), a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição celebrou duas Missas Solene do Nascimento do Menino Jesus, foram elas às 0h e outra às 19h.

Além dessas duas missas, a paróquia no dia anterior (24), celebrou duas missas na zona rural, são elas, Povoado Currais Novos e Catururé, ambas foram celebradas às 20h.