sábado, 8 de dezembro de 2007

Festa de Nossa Senhora da Conceição - Dia 08/12

Hoje (08), houve a celebração da Missa Solene da festa de Nossa Senhora da Conceição. A Missa Solene foi presidida pelo vigário geral da Diocese de Caicó, Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo e teve a presença de Padre Joaquim, Padre Fabiano, Padre Emanuel (Parelhas), Padre Jocimar (São José do Seridó), Padre Célio (Serra Negra do Norte), Padre Rômulo (Ouro Branco), Padre Jaime (Equador), Monsenhor Aloísio, Padre Carlos Henrique (Parelhas), Padre Enoqs (Carnaúba dos Dantas), Diácono Evanilson (Equador), Seminaristas, Acólitos e Coroinhas.

Na parte social, houve o almoço festivo no Esplanada Clube.

Arquidiocese capacita multiplicadores da CF-2008


A Equipe de Campanhas, da Arquidiocese de Natal, realizará o treinamento arquidiocesano da Campanha da Fraternidade 2008, nos dias 15 e 16 deste mês, a partir das 8 horas, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. Estão sendo oferecidas duas vagas para cada paróquia da Arquidiocese. Além de estudar o texto base da Campanha da Fraternidade, o treinamento também servirá para fazer o plano de ação da CF-2008, a ser executado ao longo do próximo ano, inclusive a data de lançamento em nível arquidiocesano.
No Nordeste 2, o lançamento da Campanha ocorrerá nos dias 15 e 16 de fevereiro do próximo ano, em João Pessoa-PB. Em 2008, a Campanha da Fraternidade aborda o tema “Defesa da Vida”, tendo como lema uma citação do livro do Deuteronômio: “Escolhe, pois, a vida”(Dt 30,19). A abordagem do tema no texto-base segue o método Ver, Julgar e Agir.

O texto contesta o argumento do governo federal, segundo o qual o número de abortos diminui depois de sua legalização. Para contestar este argumento, o texto cita os seguintes exemplos: na Inglaterra e País de Gales, entre 1969 e 2002, houve aumento de 700%, passando de 49.829 para 185.415 abortos; na Espanha, entre 1986 e 2004, o número de abortos passou de 467 para 84.985, o que corresponde a um crescimento de mais de 18 mil por cento; na China, só em 2001, foram praticados mais de seis milhões de abortos, mesmo depois de muitos anos de sua aprovação.


Festa de Nossa Senhora da Conceição - Dia 07/12

Ontem (07), às 8h, Missa e Batizados, às 18h30, recitação do Ofício da Imaculada Conceição e às 19h30, 9ª novena na festa de Nossa Senhora da Conceição. A novena foi presidida pelo nosso pároco, Padre Joaquim, Padre Fabiano, Padre Emanuel (Parelhas), Padre Alexsandro (Cruzeta e Caicó), pregador da noite. O Tema da pregação de ontem foi “Maria nos leva ao encontro de Jesus” (DA 266-272). A novena ontem foi dedicada às “Marias”.

Na parte social, houve as gravações dos DVD’s de Amazan, Luizinho de Iraçuba e Calango Verde com participações especiais de Luan, Os Nonatos e Tropeiros da Borborema.

Fotos AQUI

Nossa Senhora da Imaculada Conceição



Mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os Santos.
Esta verdade reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos Padres e Doutores da Igreja oriental ao exaltar a grandeza de Maria, Mãe de Deus, tinham usado de expressões como: cheia de graças, lírio da inocência, mais pura que os anjos.
A Igreja ocidental que sempre muito amou a Santíssima Virgem tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Foi o franciscano Duns Scoto no séc. XIII, quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois era Maria destinada a ser mãe do seu Filho. Isso era possível para a Onipotência de Deus, portanto, Deus, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.
Graças a Deus, rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria no seio de sua mãe Sant'Ana foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina de Labouré, pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração:
"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". E quatro anos depois que a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma em 1854: "Maria isenta do pecado original".
A própria Virgem na sua aparição em Lourdes, confirmou a definição dogmática e fé do povo dizendo para Santa Bernadete e para todos nós: "Eu Sou a Imaculada Conceição".

Virgem Imaculada...rogai por nós!




Do blog: Dia da Padroeira da nossa cidade Jardim do Seridó.


Por Canção Nova