quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Jardim do Seridó se prepara para mais uma festa da padroeira

No período de 28 de novembro a 08 de dezembro a comunidade cristã viverá a festa de Nossa Senhora da Conceição, onde será cumprido um amplo calendário sócio-religioso. Que pode ser acompanhado por todos pela programação que já está circulando em muitas casas de nossa cidade e até em outras cidades.

Como todos os anos, a abertura oficial será no dia 28, havendo às 18h30 a tradicional procissão com a bandeira da festa, saindo do Santuário do Sagrado Coração de Jesus percorrendo as ruas da cidade com destino à Matriz de Nossa Senhora da Conceição com a presença de nosso Reverendíssimo e Excelentíssimo Senhor Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, onde ocorrerá o hasteamento da bandeira seguido da Santa Missa. Nos dias 29/11 à 07/12, haverão às 19h30, as novenas. No calendário social, no dia 1º, jantar de confraternização em frente à Matriz e a festa dos Anos 60 no Parque Recreativo 27 de Março (O Mangueiral).

No dia 07, véspera da festa, após a novena haverá a gravação do DVD de Amazan no pavilhão da festa.

No dia 08/12, dia da festa, será celebrada a missa solene presidida pelo nosso Reverendíssimo vigário geral da Diocese, Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, seguida do almoço festivo e de tarde, a procissão de encerramento. Na parte social deste dia, haverá Cavaleiros do Forró e Aryaxé no Parque Recreativo 27 de Março (O Mangueiral).


Informações Marcos Dantas

Festa de Nossa Senhora da Conceição 2007


Programação da Festa

Queridos paroquianos, visitantes, devotos e devotas de Nossa Senhora da Conceição,

É tempo de missão! A Igreja na América Latina, colhendo os frutos da V Conferência Geral, celebrada este ano em Aparecida do Norte, nos propõe uma grande missão continental, para redescobrirmos nossa vocação de seguidores de Jesus e fazermos o Evangelho mais conhecido e vivido entre a nossa gente.

A festa de Nossa Senhora da Conceição se coloca nesse contexto. Ela quer ser um encontro de irmãos e irmãs na fé com o Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida (Jo 14,6). Nossa festa só terá sentido se servir para a nossa própria conversão, para sermos pessoas mais comprometidas com a proposta de Jesus. Mas isso só poderá acontecer se virmos o Senhor, se o encontrarmos concretamente em nossas vidas. Dessa forma, durante o novenário teremos a oportunidade de meditar sobre os diversos lugares de encontro vivo com o Senhor, que é o fundamento da missão da Igreja. De fato, como anunciar Aquele que não conhecemos? Como ser missionários de Jesus sem o ter encontrado verdadeiramente?

Maria, a primeira discípula, tem muito a nos ensinar! Ninguém mais do que ela esteve unida ao Filho de Deus, concebido em seu seio virginal. Ninguém mais do que ela soube seguir Jesus em todas as ocasiões de sua vida, até o sacrifício da cruz e à glória da ressurreição. Pelas mãos de Maria sejamos sempre conduzidos ao encontro vivo com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e deixemos que a sua ação em nós transforme a nossa sociedade, atualmente tão privada dos valores humanos e cristãos.

Olhemos para o exemplo de Maria Santíssima e nos confiemos à sua maternal intercessão, pois quem anda com a Mãe sempre está ao lado do Filho!

Boa festa para todos!


Pe. Joaquim José de Oliveira
- Pároco –
Programação Religiosa

Dia 28/12 – Quarta-feira

ABERTURA OFICIAL DA FESTA, às 18h30, com procissão saindo do Santuário do Sagrado Coração para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição conduzindo a bandeira da Padroeira. Em seguida, hasteamento da mesma e Santa Missa.

Dia 29/12 – Quinta-feira
Às 8h, Missa e logo após, mutirão de confissões. Às 19h30, 1ª novena.

Noite dedicada à Catequese e Infância Missionária

TEMA: Discípulo é aquele que se encontrar com o Mestre (DA 240-245)


Dia 30/12 – Sexta-feira

Às 8h, Missa. Às 19h30, 2ª novena.

Noite dedicada às Coroas.

TEMA: Encontramos Jesus na Igreja Católica (DA 246)


Dia 01/12 – Sábado

Às 9h, Santa Missa e batizados. Às 18h, recepção das Imagens de Nossa Senhora e Peregrinos de Natal em frente ao Abrigo. Às 19h30, 3ª novena.

Noite dedicada aos Peregrinos de Nossa Senhora da Conceição, aos 20 anos do ECC.

TEMA: Encontramos Jesus na leitura orante das Sagradas Escrituras (DA 247-249)


Dia 02/12 – Domingo

Às 7h, Missa. Às 19h30, 4ª novena.

Noite dedicada aos Agricultores e Associações Rurais.

TEMA: Encontramos Jesus na Eucaristia (DA 250-253)


Dia 03/12 – Segunda-feira

Às 8h, Missa. Às 19h30, 5ª novena.

Noite dedicada às Associações Religiosas e à Irmandade de Nossa Senhora da Conceição.

TEMA: Encontramos Jesus na Confissão sacramental (DA 254)


Dia 04/12 – Terça-feira

Às 8h, Missa com Unção dos Enfermos. Às 19h30, 6ª novena com Solene Te Deum em Ação de Graças pelos 52 anos de sacerdócio de Mons. Ernesto e pelos 70 anos de sacerdócio de Mons. Aloísio.

Noite dedicada aos Viúvos e Viúvas.

TEMA: Encontramos Jesus na oração (DA 255)


Dia 05/12 – Quarta-feira
Início do Tríduo Solene.

Às 8h, Missa. Às 18h30, recitação do Ofício da Imaculada Conceição. Às 19h30, 7ª novena.

Noite dedicada aos Dizimistas e a Juventude.

TEMA: Encontramos Jesus na vida da comunidade (DA 256)


Dia 06/12 – Quinta-feira

Às 8h, Missa e Reunião do Apostolado da Oração. Às 18h30, recitação do Ofício da Imaculada Conceição. Às 19h30, 8ª novena.

Noite dedicada aos motoristas, motoqueiros e ciclistas.

TEMA: Encontramos Jesus no serviço aos pequenos (DA 250-253)


Dia 07/12 – Primeira Sexta-feira
-Véspera da Festa

Às 8h, Missa e Batizados. Às 18h30, recitação do Ofício da Imaculada Conceição. Às 19h30, 9ª novena.

Noite dedicada às “Marias”.

TEMA: Maria nos leva ao encontro de Jesus (DA 266-272)


Dia 08/12 – Sábado – DIA DA PADROEIRA. Dia Santo de Guarda.

Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Às 10h, Missa Solene presidida pelo Reverendíssimo Pe. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo e concelebrada pelos sacerdotes presentes. Às 17h, procissão com a venerada imagem de Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, encerrando-se com a Bênção do SS. Sacramento, resultado financeiro parcial da festa e arreamento da Bandeira.

Notas

  • Haverá mutirão de confissões individuais no dia 29/11/2007, após a Missa, na Matriz;
  • No dia 04/12/2007, após a Novena, na Câmara Municipal, entrega da Comenda “Felinto Elísio”, aos Monsenhores Aloísio Rocha Barrêto e Ernesto da Silva Espínola;
  • Ofertas para divulgação, após a procissão, entregar a Graça Dantas, até a véspera da festa;
  • A PASTORAL DO DÍZIMO estará durante a festa na Matriz. Procure-a! Acolha de coração aberto o convite do Senhor. Faça essa experiência de Fé.
  • A arrecadação para os fogos de artifício com Lizete Vasconcelos.
Programação Social

01/12/2007 – Sábado

- Após a novena, JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO, em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com apresentação de “retreta” da Banda de Música Euterpe Jardinense;

- No Mangueiral, III Festa dos Anos 60 com animação da BANDA FERAS – a melhor banda de baile do Brasil, e participação da Roda de Samba SAMBA Só;

07/12/2007 - Sexta-feira – Véspera da Festa

-Após a novena, Pavilhão com a gravação dos novos DVD’ss de AMAZAN, LUIZINHO DE IRAÇUBA e Banda CALANGO VERDE, com participações especiais de LUAN, OS NONATOS e TROPEIROS DA BORBOREMA.

08/12/2007 – Sábado – Dia da Festa

Após a Missa Solene, Almoço Festivo, no Esplanada Clube.

Diretoria da Festa:

- Arivani Fonseca de Azevedo
- Gilvan Vilar de Albuquerque – CABRAL
- Joaquim Silvestre da Costa Neto - JOAQUIM NETO
- José Agostinho da Costa – DEDÉ DE CÉLIA
- José Araújo dos Santos – DEDÉ DE VITÓRIA
- Nicodemos José de Azevedo – PEQUENO

Pe. Joaquim José de Oliveira
-Pároco-

Pe. Fabiano Maurício Dantas
-Vigário Paroquial-

José Araújo de Medeiros
-Tesoureiro da Festa-

Apresentação de Nossa Senhora no Templo


A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago, Livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 534, perto do templo de Jerusalém.
Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livrimente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões: " Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente ".