segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Currais Novos sedia o XVI Congresso Jovem do Seridó

Com a participação de caravanas de 16 cidades, Currais Novos sediou durante todo este domingo(18/11), no Palácio dos Esportes, mais uma edição do maior congresso jovem da região do Seridó. Organizado pelo coordenador da juventude da Diocese, Padre Cosme, o evento, que tem como tema "Jovem, vem e segue-me - Viver a juventude é um desafio missionário", contou com a participação de mais de 300 inscritos.

Cidades como Timbaúba dos Batistas, São José do Sabugi, Santana do Seridó, Parelhas, Caicó entre outras, participaram com os seus grupos de jovens, pastorais e sacerdotes que incentivaram e destacaram a importância do jovem na igreja.

O evento começou às 9h, com uma caminhada da Praça Cristo Rei ao Palácio dos Esportes, continuando com um "louvorzão" durante toda a manhã. Os jovens tiveram um dia de oração, encontros e de muita alegria. O padre Humberto Negreiros pregou ao público, abordando temas como drogas, namoro, a falta de emprego que segundo ele desafiam a juventude. A manhã foi encerrada com a adoração ao Santissímo, o momento mais forte do dia.

Na parte da tarde continuou com o louvor, e às 16h, o Bispo Diocesano Dom Delson Pereira realizou a missa de encerramento. A cerimônia que teve a participação de apresentações artísticas de grupos teatrais, foi animada pelos jovens do Seridó. Dom Delson cumprimentou Padre Cosme pela realização do evento, e falou da sua satisfação de presenciar um momento como esse. " A juventude será a prioridade da Arquidiocese e 2008 será o ano da juventude" disse o Bispo.

Padre Cosme agradeceu a participação da juventude, e foi aplaudido e incentivado pelos presentes a realizar sempre o evento. O congresso acontece em dois em dois anos, agora a organização irá decidir como ficará a realização do maior encontro da juventude no Seridó.


Implantação do Diaconato completa 20 anos no Estado e 10 na Arquidiocese


O Diaconato Permanente completará 10 anos de implantação, na Arquidiocese de Natal, no dia 29 deste mês. A Arquidiocese foi a segunda do Rio Grande do Norte a ter, em seu clero, Diáconos Permanentes, ministros ordenados que surgiram no tempo dos apóstolos, conforme os escritos bíblicos (cf. At 6). A primeira Diocese do Estado a implantar o Diaconato Permanente foi Caicó, em 1987, portanto, há 20 anos.

Quem implantou o Diaconato Permanente na Igreja do Rio Grande do Norte foi Dom Heitor de Araújo Sales. Primeiro, como bispo da Diocese de Caicó, onde ordenou José Bezerra de Araújo, em 19 de março de 1987. Segundo, como Arcebispo da Arquidiocese de Natal, onde ordenou Francisco Adilson da Silva e Francisco das Chagas Teixeira de Araújo, em 29 de novembro de 1997.
Fidelidade à Igreja

Dom Heitor afirma que, ao ordenar Diáconos Permanentes, nada mais fez do que seguir os ensinamentos do Concílio Vaticano II. “Tanto em Caicó quanto aqui, em Natal, a intenção foi restaurar a plenitude do Sacramento da Ordem, em seus três graus: o Episcopado, o Presbiterato e o Diaconato”, diz o Arcebispo Emérito de Natal.

Ele se sente feliz com o crescimento do diaconato. “Hoje, com muita alegria, vejo como o Diaconato Permanente cresceu, fazendo desaparecer algumas resistências que ainda existiam”, afirma Dom Heitor. Para ele, o Povo de Deus aspira a tudo aquilo que faz sentir a presença de Jesus no meio dele. “A Igreja, ao restaurar o Diaconato Permanente, seguiu a inspiração do Espírito Santo. Hoje, no mundo inteiro, dentro do Sacramento da Ordem, o Diaconato Permanente é o que mais cresce. Isto é sinal de obediência à vontade de Deus”, declara.

Para Dom Heitor, quem ama procura fazer, até, as mínimas aspirações daquele que se ama. “E, se amamos a Igreja, devemos fazer aquilo que é bom para a Igreja, mesmo quando não temos a obrigação de fazer”, assegura Dom Heitor.

Natal sediará encontro estadual da Infância Missionária

Cerca de 150 assessores e coordenadores da Infância, Adolescência e Juventude Missionária, da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Caicó e de Mossoró, par-ticiparão de encontro estadual, dia 8 de dezembro, das 8 às 16 horas, no Colégio Nossa Senhora das Neves, no Alecrim - Natal.

Segundo o coordenador arquidiocesano, Diác. Haroldo Lima, será um encontro de formação, troca de experiências e de preparação para a comemoração dos 15 anos de resgate da Infância Missionária, no Brasil. “Todas as atividades do encontro estarão voltadas para a espiritualidade missionária”, adianta o Diác. Haroldo.

A coordenação pede que cada paróquia confirme presença até o dia 7 de dezembro, através dos telefones: (84) 3615-2800 ou 9125-3670.


Por Cacilda Medeiros

Festa de Nossa Senhora da Apresentação termina dia 21

A Arquidiocese de Natal vive os últimos dias da festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. A programação vem sendo desenvolvida desde o dia 11, com a participação de centenas de fiéis. Todas as noites, na Catedral Metropolitana, as novenas contam com a participação de representações das paróquias. A última novena será celebrada terça-feira, dia 20, às 19 h, dedicada às paróquias dos 3º e 9º Zonais. O pregador será o vigário paroquial de Santa Cruz, Pe. Fábio Joseph Pedroza. Após a novena, terá a apresentação da Banda Filarmônica da cidade de São Tomé. Durante a festa, também circula a Revista Rosário do Potengi, com notícias e artigos da Arquidiocese de Natal.

A festa termina dia 21, feriado municipal em Natal, com a seguinte programação: 4h30, procissão fluvial, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, pelas águas do Rio Potengi, culminando na Pedra do Rosário, onde será celebrada missa, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Aerton Sales da Cunha. Tradicionalmente, a missa na Pedra do Rosário reúne cerca de 20 mil fiéis. Às 7h30, terá missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação; e às 8h30, às 9h30 e às 10h30, na Catedral.

Às 14h, terá início procissão, intitulada Natal Caminhada com Maria. A procissão sairá da Basílica dos Mártires, no bairro de Nazaré, na Av. Miguel Castro, depois passa pela Av. Coronel Estevam, seguindo em direção à Av. Rio Branco, entrando na Av. João Pessoa, chegando à Catedral Metropolitana, por volta das 17 horas, onde haverá missa, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. Nos últimos anos, a procissão e a missa, na Catedral, têm reunido milhares de devotos.


Por Cacilda Medeiros

São Roque Gonzalez

Com "orgulho santo" celebramos a santidade dos Latinos- Americanos que deram a vida pela fé, amor e esperança em Jesus Cristo, são eles: Roque Gonzalez, Afonso Rodrigues e João de Castinho. Roque nasceu em Assunção do Paraguai e estudou com os padres Jesuítas, que muito ajudaram-no a desenvolver seus dotes humanos e espirituais
No coração de Roque Gonzalez sempre se compadeceu com a realidade dos indígenas oprimidos, por isso ao se formar e ser ordenado Sacerdote do Senhor, foi logo trabalhar como Padre Diocesano numa aldeia carente. São Roque sempre obediênte a vontade do Pai do Céu, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, com 33 anos, e acompanhado com outros ousados missionários, aceitou a missão de pacificar terríveis indíginas.
São Roque González fez de tudo para ganhar a todos para Cristo, portanto aprendeu além das línguas indígenas, aprofundou-se em técnicas agrícolas, manejo dos bois e vários outros costumes da terra. Os Jesuístas - bem ao contrário do que muitos contam de forma injusta - tinham como meta a salvação das almas, mas também a promoção humana, a qual era e é a consequência lógica de toda completa evangelização. Certa vez numa dessas reduções que levavam os indígenas para a vida em aldeias bem estruturadas e protegidas dos colonizadores, Roque Gonzalez com seus companheiros foram atacados, dilacerados e martirizados por índios ferozes, fechados ao Evangelho e submissos a um feiticeiro, que matou o corpo e não a alma destes que desde 11680 estão na Glória Celeste.


Por Canção Nova