quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Acari estará presente na Expo Brasil

O município de Acari se fará presente na VI Expo Brasil, com a participação de 30 integrantes dos setores de artesanato, turismo, comércio, serviços, bovinocultura leiteira, cortadores de pedera e pescadores. A comitiva estará no Centro de Convenções de Natal, no dia 04 de dezembro de 2007. A Expo Brasil Desenvolvimento Local é um evento que reúne anualmente milhares de pessoas e conta com a participação de cerca de centenas de instituições e redes sociais (de informações, de tecnologia etc).

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Enilton, afirma que tem por finalidade conhecer as experiências e iniciativas de desenvolvimento local e em debater os avanços e novos desafios na área. O objetivo do evento é estimular novas parcerias para a execução de projetos de desenvolvimento local sustentável; além de ser um espaço para fortalecer iniciativas de desenvolvimento local para superação das desigualdades sociais.

A edição deste ano terá feira de expositores, palestras, painéis temáticos, oficinas e minicursos, abordando temas como inclusão social, geração de ocupação e renda, economia solidária, microcrédito, comércio justo, sustentabilidade ambiental e tecnologia social. Durante os três dias, o evento reunirá especialistas em desenvolvimento local, gestores de políticas públicas e agentes locais de várias partes do País, além de convidados internacionais.

As 05 primeiras edições da Expo Brasil Desenvolvimento Local foram realizadas em 2002 (Brasília/DF), 2003 (Belo Horizonte/MG), 2004 (Olinda/PE), 2005 (Fortaleza/CE) e 2006 (Salvador/BA).


Por Marcos Dantas

Festa de Nossa Senhora da Conceição - Dia 04/12

Ontem (04), às 08h, foi realizada uma missa com unção dos enfermos e às 19h30 foi realizada a 6ª novena com Solene Te Deum em Ação de Graças pelos 52 anos de sacerdócio de Mons. Ernesto e pelos 70 anos de sacerdócio de Mons. Aloísio. A novena foi presidida por Padre Joaquim e teve a presença do nosso vigário paroquial, Padre Fabiano, Monsenhor Aluísio, Padre Emanuel (Parelhas), Padre Jocimar (São José do Seridó), Padre Amaurílio (Cruzeta), pregador da noite. O Tema da pregação de ontem foi “Encontramos Jesus na oração” (DA 255). A novena ontem foi dedicada aos Viúvos e Viúvas.

Após a Novena, na Câmara Municipal, foi feita a entrega da Comenda “Felinto Elísio” aos Monsenhores Aloísio Rocha Barrêto e Ernesto da Silva Espínola.

São Sabas


Com alegria lembramos São Sabas, fundador e organizador do mosteiros na região da Palestina. Sabas nasceu na Capadócia em 440, teve uma difícil infância pois os pais morreram cedo e foi preciso ser cuidado pelo tio autoritário.
Quando jovem fez sua primeira experiência na vida monástica e mais tarde entrou no mosteiro dirigido por Santo Eutímio, e lá tornou-se exemplo de monge e virtudes monásticas.
Sabas passou pelas diversas fases da vida consagrada: vida eremita ( total solidão ), vida cenobita (celas vizinhas dos irmãos consagrados) e vida monástica ,onde há vida comunitária sob o governo de um Abade. A santidade de Sabas arrastou muitos para Deus e inúmeros jovens, para o convento, tendo assim que construir na Palestina novos mosteiros.
Organizado e sábio, mestre e santo, Sabas por duas vezes livrou os Católicos de opressões políticas, já que possuía grande influência social. Esta homem de oração e de Deus; São Sebas, com 93 anos morreu com a merecida fama de defensor da fé pura e verdadeira.