domingo, 2 de setembro de 2007

Festa do Sagrado Coração de Jesus - Dia 01/09

Ontem (01) foi realizada uma missa às 09h e às 19h30 foi realizada a Santa Missa e 2ª novena na festa do Sagrado Coração de Jesus. A novena foi presidida por Padre Joaquim e teve a presença de Padre Fabiano e do Padre Flávio José, pregador da noite. O Tema da pregação de ontem foi “Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria” (CIC 430-570). A novena ontem foi dedicada ao Setor Missionário São Vicente de Paulo, Bairro Comissão.

Às 21h30 no “Canal” de Jardim do Seridó, a Banda Aryaxé iniciou a gravação do seu 1º DVD e às 22h o Parque Recreativo 27 de Março (O Mangueiral) apresentou Banda Magníficos, Marquinhos Carreira e Banda Sakulejo.


Por Matheus Araújo

Festa do Sagrado Coração de Jesus - Dia 31/08

Sexta (31) foi realizada uma missa às 08h e às 19h30 foi realizado o primeiro novenário da festa do Sagrado Coração de Jesus. A novena foi presidida por Padre Joaquim e teve a presença de Padre Fabiano, do Padre Rômulo (Ouro Branco) e do Padre Edson (Caicó), pregador da noite. Nas celebrações da festa deste ano, os temas das pregações serão partes do Credo. O Tema da pregação de ontem foi “Creio em Deus Pai Todo Poderoso, criador do céu e da terra” (CIC 199-429). Também a novena sexta foi dedicada ao Setor Missionário Santa Teresinha, Centro da Cidade. Logo após a novena o Setor Missionário Santa Teresinha promoveu uma “seresta” com o grupo “A Musica Entre Amigos”.


Por Matheus Araújo

Sobre o plebiscitoda vale do rio doce

Considero a democracia a melhor forma de governo. Ela é o governo do povo, pelo povo e para o povo. Aprendemos esse conceito na escola e nos sentimos animados em viver num país democrático.

A questão fundamental é que a democracia exige participação. O povo deve estar preparado para fazer valer a sua vontade e utilizar os instrumentos legais para tal. A dificuldade está em que não temos uma longa experiência de participação popular. Normalmente, delegamos aos representantes eleitos a função de agir em nosso nome. Isso não funciona sem o devido acompanhamento e a necessária cobrança. Ora, toda vez que alguém se sente com muito poder esquece aquele que lho outorgou e passa a agir com muita liberdade, achando-se o dono do seu cargo. É normal em toda democracia o controle social, que é o modo ordinário do povo verificar se os seus representantes estão agindo conforme suas necessidades e sua vontade.

O Brasil tem uma cultura colonialista muito forte. A mentalidade colonial vem se perpetuando, em muitos lugares, até hoje, com o domínio de grupos com forte poder econômico. Essa situação tem tido ajuda da baixa escolaridade dos brasileiros e de todo um mecanismo das elites de se perpetuarem nos governos. Um sintoma evidente é a falta de uma política educacional que tire o país desse atraso cultural. Os investimentos na educação não correspondem à demanda causada pelo déficit gerado ao longo de décadas. Os salários dos professores são baixos e os bons profissionais são obrigados a migrar para outras áreas a fim de lograrem melhores vencimentos ou então se sujeitam a uma carga horária impossível de cumpri-la adequadamente como a sã pedagogia exige.

Participação exige formação, informação e capacidade de discussão. Sem educação de qualidade a democracia está comprometida. Então, o jeito é aprender fazendo. Por isso, julgo muito importante este plebiscito. É no fazer as coisas que o povo vai aprendendo a exercer o espírito democrático e fazer valer sua vontade. Temos um exemplo fantástico de democracia: o presidente Lula cresceu no exercício democrático como trabalhador, sindicalista e, hoje, governa o país. Ter coragem de enfrentar as situações, discutindo-as com os outros, buscando soluções justas, é o caminho da cidadania.

O caso da Vale do Rio Doce merece um julgamento do povo. A empresa foi vendida em situações complicadas e sem respeitar a legislação vigente. São muitas as irregularidades do processo de privatização da empresa. Agora o povo sente-se fraudado e precisa reagir. A hora é esta. Participe! Dê sua opinião. Responda a pergunta: a Vale do Rio Doce deve ser retomada? O povo brasileiro deve decidir.

A participação do povo, suas vitórias e lutas deixam sempre um saldo positivo: muitos ensinamentos. A escola da democracia acontece no engajamento do povo na defesa dos seus direitos. Não deixe passar em branco esta oportunidade e manifeste sua opinião. Seja brasileiro de verdade e tenha orgulho de defender esta bandeira. A cidadania é o brilho do orgulho deste povo em conquistar o espaço de construir a sua história com dignidade, liberdade e justiça.

Todos sonham com um Brasil participativo, criativo, democrático e de todos. Este país da esperança está sendo gestado com o suor, o sangue, a fantasia, o trabalho, a arte, a fé e a vontade cidadã de todos. “Todos”, neste caso, expressa a totalidade dos brasileiros que fazem o país e são co-responsáveis pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso. Então, não fique em cima do muro. Decida-se pelo país dos seus sonhos e dos seus filhos. Omissão não é uma categoria democrática. É, ao contrário, uma manifestação do espírito antidemocrático. Significa: “Não estou nem aí com estas coisas”. O pior é que está! As conseqüências virão para todos, inclusive para quem se omite. Quando se trata da construção de um país, todos são chamados a dar a sua contribuição. Se todos pagam impostos, todos devem ser beneficiados com as ações públicas e todos devem manifestar a sua opinião e indicar quais são suas necessidades. O Brasil conta com sua participação neste plebiscito e em tudo que interessa aos brasileiros.


Por Dom Delson