segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Pastoral familiar rural

Realizou-se neste domingo, (11), na Comunidade Juazeiro um encontro da pastoral familiar com casais da zona rural que são acompanhados pelos casais das Equipes de Nossa Senhora - ENS da Paróquia de São Sebastião de Parelhas. Neste dia de aprofundamento estiveram presentes casais das seguintes comunidades rurais: Barra, Cachoeira, Juazeiro, Timbaúba e Tuiuiú, que puderam refletir de maneira acentuada sobre o valor da família e a santidade no âmbito conjugal.

A Diocese de Caicó em assembléia de pastoral

A Assembléia Anual de Pastoral é um momento central na vida da Diocese. Reúnem-se padres, diáconos, religiosas, seminaristas, representantes das pastorais, movimentos e comissões diocesanas com o Bispo. Antes de tudo, a Assembléia é um tempo de comunhão, de fortalecimento da fé, de diálogo, troca de experiência, avaliação da caminhada anual e programação para o ano de 2008.

Nos dias 09 e 10 de novembro de 2007, aconteceu a nossa assembléia. Toda a Diocese participou com os seus representantes. A pauta de trabalho contou com os seguintes assuntos: avaliação do ano de 2007; o Plano de Pastoral para o ano de 2008; elaboração do Calendário de 2008; apresentação do Diretório Diocesano de Pastoral, emendas e aprovação como texto que será assinado pelo Bispo e servirá para toda a Diocese. Este trabalho já começou há muito tempo. A Assembléia foi o momento de conclusão desta etapa de elaboração do Diretório, que já passou por todos zonais e muitas reuniões de trabalho.

Com este Diretório de Pastoral, desejamos criar unidade de critérios pastorais e fomentar comunhão entre as comunidades cristãs. O grande objetivo é articular uma Pastoral de Conjunto, onde todas as forças da Igreja de Caicó se unam no mesmo movimento evangelizador, sintonizadas e bem organizadas. Sabemos que a dispersão de forças é um grande mal em todo empreendimento. A Diocese quer unir energias e aplicá-las na construção de um mundo melhor.

Para isso, o potencial da Igreja Diocesana deve ser bem utilizado na evangelização da nossa gente, na educação da fé (catequese e formação permanente), no atendimento espiritual e nas ações sociais. Tudo isso situado no contexto sócio-cultural do início deste 3º. Milênio, no Seridó, e impulsionado pelo mesmo Espírito que esteve presente na V Assembléia Latino-americana e do Caribe, em Aparecida.

O Documento de Aparecida será certamente um marco inspirador na nossa programação pastoral.

A Igreja Diocesana deve ser “uma casa e escola de comunhão”, onde as comunidades cristãs são convidadas a colocar em prática a dimensão missionária, potencializando o ser discípulos e discípulas do Senhor Jesus Cristo. É justamente este sentido evangelizador da missão de Jesus, que a Igreja, movida pelo Espírito Santo, quer concretizar para o nosso tempo como resposta aos grandes desafios atuais.

A Diocese, pois, nesta assembléia, em espírito de escuta, debruçou-se sobre o ordenamento das suas atividades para o próximo ano, considerando os apelos que vêm de Aparecida e a realidade própria do Seridó. Sabemos que a marcha da Diocese é firme e se apóia na inspiração divina que acompanha todas as iniciativas evangélicas em função do aprimoramento da vida cristã, que se fundamenta na Palavra de Deus anunciada, na vivência dos sacramentos, na experiência de fé nas comunidades, movimentos, pastorais e demais espaços de conhecimento da vontade do Senhor e da realização do seu Reino.

Esperamos que a assistência do Espírito Santo nos ajude a encontrar clareza para o nosso agir pastoral em resposta às necessidades da nossa gente. O povo tem sede da Palavra de Deus e deseja acolhê-la com alegria. Para isso é necessário quem a anuncie. Nós, que recebemos este encargo de proclamar a Palavra de Deus, não podemos cruzar os braços e deixar a oportunidade passar. Vamos prestar contas a Deus por isso. Por conseguinte, urge elaborar uma boa programação pastoral para o ano de 2008 e assumir as diretrizes contidas no Diretório de Pastoral.

Este tempo que o Senhor nos deu para avaliar e programar as atividades foi abençoado. Vimos o que fizemos de bom e o que devíamos ter feito e não conseguimos. A partir das demandas e necessidades vamos tecendo o plano pastoral e o calendário. Este já é a concretização do que pretendemos fazer. Nisto tudo somos acompanhados pela força de Deus que nos anima, guia e conduz. Sem a assistência do Espírito Santo não podemos concretizar nada do plano de Deus.

Como operários do Senhor devemos acolher as moções da sua Sabedoria: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!”


Por Dom Delson

Como comentar nas postagens

Como comentar nas postagens?
Ao clicar no link "0 comentário(s)", irá abrir uma página com os comentários, coloque o texto no "Faça um comentário". Quando terminar, vá em "Escolher uma identidade", se você não tiver conta no Blogger, clique em "Outro" e digite o seu nome, se quiser deixar em anônimo clique em "Anônimo".

Dia de São Josafá solenemente celebrado na Basílica Vaticana de São Pedro

Dia de São Josafá solenemente celebrado na Basílica Vaticana de São Pedro

Hoje, dia de São Josafà celebrou-se na Basílica Papal de São Pedro no Vaticano a veneração das relíquias do Santo, com uma procissão solene presidida pelo Arquimandrita Ortodoxo Ucraino, presente em Roma. O Corpo de São Josafá encontra-se na Basílica Vaticana, no Altar de São Basilio Magno. São Josafá foi promotor de unidade na Igreja, sendo um Bispo que, na Ucraina do XVI século, recebeu o martírio por causa da sua devoção pela Cátedra de Pedro e pelo Bispo de Roma.


Por Padre Flávio

Amazan começa a gravação de DVD em nossa cidade


Quem esteve em nossa cidade neste sábado foi o cantor e sanfoneiro nordestino, Amazan, gravando alguns clipes em vários locais da cidade, como na casa do popular Chico de Mané de Rita e no forró de Dona Chiquinha, que está localizado no sitio Catururé.

Amazan foi flagrado por muitos na feira pública de nossa cidade comprando as lamparinas que seriam usadas na gravação do clipe no forró de Dona Chiquinha.

No forró de Dona Chiquinha foi realizado um forró moda antiga com lamparinas. O evento começou às 20h e terminou aproximadamente às 22h. Vários jardinenses foram curtir o forró do tempo. Ao terminar a gravação as maiorias dos carros voltaram à cidade em uma carreata. Em uma conversa com o blog, a popular Dona Chiquinha falou que o lançamento do DVD será no local.

São Josafá


Hoje celebramos a Memória do santo Bispo que derramou o seu sangue por amor do Supremo e Único Pastor das ovelhas, tornando-se precursor do ecumenismo. João Kuncewicz nasceu na Ucrânia, no ano de 1580 numa família de ortodoxos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não a Romana.
Com a mudança de vida mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante até que tocado pelo Espírito do Senhor abraçou a fé Católica e entrou para a Ordem de São Basílio, onde como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor. Dotado de muitas virtudes e dons, foi superior de vários conventos, até tornar-se Bispo de Polotsk, e lutar pela formação do clero, catequeze do povo e evangelização de todos.
São Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana; por isso conseguiu levar muitos a viverem a nota Una da Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de "uniatas", ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstotas, segundo os ortodoxos. Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos, foi atacado, maltratado e matirizado entrando assim no Céu, donde continuou intercedendo pela unidade, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde se converteram à unidade que Cristo deseja.