segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A Diocese de Caicó em assembléia de pastoral

A Assembléia Anual de Pastoral é um momento central na vida da Diocese. Reúnem-se padres, diáconos, religiosas, seminaristas, representantes das pastorais, movimentos e comissões diocesanas com o Bispo. Antes de tudo, a Assembléia é um tempo de comunhão, de fortalecimento da fé, de diálogo, troca de experiência, avaliação da caminhada anual e programação para o ano de 2008.

Nos dias 09 e 10 de novembro de 2007, aconteceu a nossa assembléia. Toda a Diocese participou com os seus representantes. A pauta de trabalho contou com os seguintes assuntos: avaliação do ano de 2007; o Plano de Pastoral para o ano de 2008; elaboração do Calendário de 2008; apresentação do Diretório Diocesano de Pastoral, emendas e aprovação como texto que será assinado pelo Bispo e servirá para toda a Diocese. Este trabalho já começou há muito tempo. A Assembléia foi o momento de conclusão desta etapa de elaboração do Diretório, que já passou por todos zonais e muitas reuniões de trabalho.

Com este Diretório de Pastoral, desejamos criar unidade de critérios pastorais e fomentar comunhão entre as comunidades cristãs. O grande objetivo é articular uma Pastoral de Conjunto, onde todas as forças da Igreja de Caicó se unam no mesmo movimento evangelizador, sintonizadas e bem organizadas. Sabemos que a dispersão de forças é um grande mal em todo empreendimento. A Diocese quer unir energias e aplicá-las na construção de um mundo melhor.

Para isso, o potencial da Igreja Diocesana deve ser bem utilizado na evangelização da nossa gente, na educação da fé (catequese e formação permanente), no atendimento espiritual e nas ações sociais. Tudo isso situado no contexto sócio-cultural do início deste 3º. Milênio, no Seridó, e impulsionado pelo mesmo Espírito que esteve presente na V Assembléia Latino-americana e do Caribe, em Aparecida.

O Documento de Aparecida será certamente um marco inspirador na nossa programação pastoral.

A Igreja Diocesana deve ser “uma casa e escola de comunhão”, onde as comunidades cristãs são convidadas a colocar em prática a dimensão missionária, potencializando o ser discípulos e discípulas do Senhor Jesus Cristo. É justamente este sentido evangelizador da missão de Jesus, que a Igreja, movida pelo Espírito Santo, quer concretizar para o nosso tempo como resposta aos grandes desafios atuais.

A Diocese, pois, nesta assembléia, em espírito de escuta, debruçou-se sobre o ordenamento das suas atividades para o próximo ano, considerando os apelos que vêm de Aparecida e a realidade própria do Seridó. Sabemos que a marcha da Diocese é firme e se apóia na inspiração divina que acompanha todas as iniciativas evangélicas em função do aprimoramento da vida cristã, que se fundamenta na Palavra de Deus anunciada, na vivência dos sacramentos, na experiência de fé nas comunidades, movimentos, pastorais e demais espaços de conhecimento da vontade do Senhor e da realização do seu Reino.

Esperamos que a assistência do Espírito Santo nos ajude a encontrar clareza para o nosso agir pastoral em resposta às necessidades da nossa gente. O povo tem sede da Palavra de Deus e deseja acolhê-la com alegria. Para isso é necessário quem a anuncie. Nós, que recebemos este encargo de proclamar a Palavra de Deus, não podemos cruzar os braços e deixar a oportunidade passar. Vamos prestar contas a Deus por isso. Por conseguinte, urge elaborar uma boa programação pastoral para o ano de 2008 e assumir as diretrizes contidas no Diretório de Pastoral.

Este tempo que o Senhor nos deu para avaliar e programar as atividades foi abençoado. Vimos o que fizemos de bom e o que devíamos ter feito e não conseguimos. A partir das demandas e necessidades vamos tecendo o plano pastoral e o calendário. Este já é a concretização do que pretendemos fazer. Nisto tudo somos acompanhados pela força de Deus que nos anima, guia e conduz. Sem a assistência do Espírito Santo não podemos concretizar nada do plano de Deus.

Como operários do Senhor devemos acolher as moções da sua Sabedoria: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!”


Por Dom Delson

Nenhum comentário: