sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Jovens missionários implantam Pastoral da Criança e criam grupos jovens no Norte e Nordeste do país


Cerca de 30 jovens missionários da Pastoral da Juventude estiveram hoje, pela manhã, na sede da CNBB, em Brasília, para conhecer a estrutura e organização da instituição. Os jovens foram recebidos pelo assessor do Setor Juventude, padre Gisley Azedo e pelo secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

Os missionários estão na capital do país participando do encontro de encerramento das missões. Trata-se de uma iniciativa da Pastoral da Criança e Pastoral da Juventude, denominada Projeto Aliança.

Do Projeto participaram ao todo 72 jovens de diversas regiões do Brasil que foram implantar a Pastoral da Criança e fazer o processo de nucleação de grupos de jovens da PJ em 17 municípios de cinco Estados das regiões Norte e Nordeste: Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá e Acre.

Segundo Diego Neto Pires, um dos coordenadores do Projeto e membro da PJ de Lages (SC), os missionários ficaram onze meses em missão (desde o dia 15 de janeiro) e agora retornam para suas dioceses. Alguns continuarão no Projeto no próximo ano, que estará sob responsabilidade da Pastoral da Criança.

Os jovens aprenderam que o que é mais importante é se descobrir pessoa, gente, ser povo. Fomos fazer missão, não para levar nosso jeito de ser, mas para assumir o jeito do povo”, afirma Diego ao falar sobre a importância da experiência. “Saímos com o sentimento de trabalho cumprido”, acrescenta o jovem ao se referir à implantação da Pastoral da Criança e da criação de grupos de jovens.


Chuvas que não aparecem

O que será que aconteceu com 1mm de chuvas com pancadas que constava na previsão do tempo de hoje? Será que realmente a chuva veio adiantada ou estar por vim? Essas são as perguntas que muitos jardinenses fazem ao ver previsões de tempo.

Bem como muitos já sabem que em Jardim do Seridó no verão é mesmo que ser inverno, mas pensei que com esses sinais de chuva viria chuva antes do tempo ou pode ser que este ano num venha chuva no inverno.

Finalmente, tudo isso só quem pode nos explicar é Deus e Nossa Senhora da Conceição que são quem estão mandando essas bênçãos para a nossa cidade.

São João da Cruz


O Santo deste dia é conhecido como Doutor Místico: São João da Cruz. Nasceu na Espanha em 1542 e além de perder o pai muito cedo, sofreu com a pobreza. Com 21 anos entrou na Ordem Carmelita e buscou o sacerdócio, nos tempos livres, gostava de visitar os doentes nos hospitais, servindo de enfermeiro.
Desejando um disciplina mais rígida São João da Cruz, quase saiu da Ordem, mas felizmente encontrou-se com a reformadora dos Camelos, Santa Teresa D'Ávila que tinha recebido autorização para a reforma dos conventos masculinos. João empenhado na reformar conheceu sofrimento, perseguições e tantas outras resistências, que chegou a ficar nove meses preso num convento, até que conseguiu escapar.
São João da Cruz, transformou em Deus todos as cruzes em meio de santificação para si e para os irmãos. Três coisas pediu e acabou recebendo de Deus: primeiro, dar-lhe força para trabalhar e sofrer muito; segundo, não o fazer sair deste mundo como superior duma comunidade; e terceiro, deixá-lo morrer desprezado e escarnecido pelos homens. Pregador, místico , escritor e poeta, João da Cruz faleceu após uma penosíssima enfermidade, em 1591 com 49 anos de idade e o Papa Pio XI o declarou Doutor da Igreja.

São João da Cruz...rogai por nós!