sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

São João da Cruz


O Santo deste dia é conhecido como Doutor Místico: São João da Cruz. Nasceu na Espanha em 1542 e além de perder o pai muito cedo, sofreu com a pobreza. Com 21 anos entrou na Ordem Carmelita e buscou o sacerdócio, nos tempos livres, gostava de visitar os doentes nos hospitais, servindo de enfermeiro.
Desejando um disciplina mais rígida São João da Cruz, quase saiu da Ordem, mas felizmente encontrou-se com a reformadora dos Camelos, Santa Teresa D'Ávila que tinha recebido autorização para a reforma dos conventos masculinos. João empenhado na reformar conheceu sofrimento, perseguições e tantas outras resistências, que chegou a ficar nove meses preso num convento, até que conseguiu escapar.
São João da Cruz, transformou em Deus todos as cruzes em meio de santificação para si e para os irmãos. Três coisas pediu e acabou recebendo de Deus: primeiro, dar-lhe força para trabalhar e sofrer muito; segundo, não o fazer sair deste mundo como superior duma comunidade; e terceiro, deixá-lo morrer desprezado e escarnecido pelos homens. Pregador, místico , escritor e poeta, João da Cruz faleceu após uma penosíssima enfermidade, em 1591 com 49 anos de idade e o Papa Pio XI o declarou Doutor da Igreja.

São João da Cruz...rogai por nós!

Nenhum comentário: