sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Jovens missionários implantam Pastoral da Criança e criam grupos jovens no Norte e Nordeste do país


Cerca de 30 jovens missionários da Pastoral da Juventude estiveram hoje, pela manhã, na sede da CNBB, em Brasília, para conhecer a estrutura e organização da instituição. Os jovens foram recebidos pelo assessor do Setor Juventude, padre Gisley Azedo e pelo secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

Os missionários estão na capital do país participando do encontro de encerramento das missões. Trata-se de uma iniciativa da Pastoral da Criança e Pastoral da Juventude, denominada Projeto Aliança.

Do Projeto participaram ao todo 72 jovens de diversas regiões do Brasil que foram implantar a Pastoral da Criança e fazer o processo de nucleação de grupos de jovens da PJ em 17 municípios de cinco Estados das regiões Norte e Nordeste: Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá e Acre.

Segundo Diego Neto Pires, um dos coordenadores do Projeto e membro da PJ de Lages (SC), os missionários ficaram onze meses em missão (desde o dia 15 de janeiro) e agora retornam para suas dioceses. Alguns continuarão no Projeto no próximo ano, que estará sob responsabilidade da Pastoral da Criança.

Os jovens aprenderam que o que é mais importante é se descobrir pessoa, gente, ser povo. Fomos fazer missão, não para levar nosso jeito de ser, mas para assumir o jeito do povo”, afirma Diego ao falar sobre a importância da experiência. “Saímos com o sentimento de trabalho cumprido”, acrescenta o jovem ao se referir à implantação da Pastoral da Criança e da criação de grupos de jovens.


Nenhum comentário: