terça-feira, 14 de agosto de 2007

Dois maravilhosos dons da Diocese

Nos dias 10 e 11 de agosto, a Igreja celebra, respectivamente, um santo e uma santa que têm muito a ver com a nossa Diocese: São Lourenço, Diácono e Mártir, e Santa Clara de Assis. São Lourenço é o patrono dos Diáconos e Santa Clara, a Fundadora das Irmãs Clarissas.
São Lourenço, diácono da Igreja de Roma, morreu martirizado na perseguição de Valeriano, no dia 10 de agosto de 258. Ele foi colocado sobre grelha aquecida com carvão ardente e antes de morrer queimado rezou por Roma. A cidade lhe agradeceu esta oração dedicando-lhe 43 igrejas, a primeira delas no lugar do seu martírio. A sua fé foi mais forte do que a perseguição, os algozes e a morte sobre brasas incandescentes. Sendo Diácono, cabia-lhe o atendimento aos pobres e o testemunho da fé. Exerceu com altivez e espírito evangélico a missão recebida da Igreja, oferecendo a todos um exemplo maravilhoso. Ele é o patrono dos diáconos.
A nossa Diocese é enriquecida com tantos diáconos permanentes, que servem a Igreja como ministros ordenados, fazendo parte do nosso clero e colaborando em muito para a edificação da Igreja de Jesus Cristo que está no Seridó. A eles, no dia da Festa de São Lourenço, o patrono dos diáconos, a nossa prece de gratidão pelo bem que fazem, pela colaboração à diocese e às paróquias e, sobretudo, pelo testemunho de fé no meio do Povo de Deus. Que São Lourenço continue a interceder por todos e a inspirar o ministério do diaconato.

No dia 11 de agosto, celebramos a Festa de Santa Clara de Assis. Ela foi atraída pelo exemplo iluminador de Francisco de Assis, que optou por seguir o Cristo humilde e pobre, tendo como norma suprema de vida “o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Clara consagrou-se ao Senhor, fazendo-se dama pobre e servidora do Filho de Deus. Seu espírito evangélico fez com que ela influenciasse a sociedade de Assis levando para o mosteiro muitas moças, que cresceram na intimidade com Deus, na adoração ao Cristo Eucarístico, no sacrifício oferecido pela causa da Igreja e na oração permanente. O mosteiro de Santa Clara sempre foi um celeiro de santidade.

Quem escolheu estar na presença de Jesus escolheu a melhor parte. Das irmãs brotam uma alegria enorme que vem de uma vida na presença de Deus. Esta alegria contagia as pessoas que visitam o mosteiro.

O mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe das Américas, das Irmãs de Santa Clara de Assis, é um dom maravilhoso de Deus para a nossa Diocese. A presença delas em Caicó tem sido uma benção. Como contemplativas, elas apóiam com sua oração e sacrifícios a Diocese, as vocações sacerdotais e religiosas, as famílias e a missão evangelizadora da Igreja em todo mundo.

A elas a nossa gratidão por tudo que fazem pela Diocese. Nelas Deus seja louvado. Igualmente agradeço as famílias que apóiam as Clarissas com amizade e ajuda. Se é verdade que o povo tem sido generoso para com a Ordem de Santa Clara, dando vocações para o mosteiro e favorecendo a sua manutenção, é também verdade que elas têm sido muito mais generosas para com todos, oferecendo oração continuada, renúncias e sacrifícios, desprendimento de tudo pela vida de pobreza, testemunho de fé, confiando plenamente em Deus e dedicando-lhe todo amor.
Reconhecemos, pois, estes dois maravilhosos dons de Deus à nossa Diocese: o ministério diaconal com o grupo de diáconos que se inspira em São Lourenço e serve à Diocese com alegria; as Irmãs Contemplativas, filhas de Santa Clara de Assis, que fazem do Mosteiro um luzeiro a iluminar as nossas vidas e a nos lembrar Aquele que é o único necessário, Deus. Que São Lourenço e Santa Clara de Assis intercedam por todos nós! E nos nossos santos Deus seja louvado!


Por Dom Delson