segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Jovens da Infância Missionária repassaram o EFAIAM em Jardim do Seridó

Há alguns meses, vários jovens da Infância e Adolescência Missionária da nossa Diocese participaram, durante três dias, do Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária – EFAIAM - em Caicó-RN. Nesse encontro, esses jovens tinham como missão aprender para depois repassarem para os acessores de sua Paróquia ou Comunidade.

Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó, o repasse do EFAIAM foi realizado no Plenário João Paulo II, localizado no Centro Pastoral Sagrado Coração de Jesus, nos dias 15 e 16 deste mês de Setembro. Começou às 14 horas de Sábado (15) e se encerrou ontem (16) com a tradicional Missa das Crianças e o envio dos assessores, às 16h30.

Apesar de o encontro ter durado apenas dois dias, foi muito proveitoso, segundo a avaliação dos assessores participantes. O conteúdo dado foi bastante enriquecedor para os novatos, pois aprenderam o que realmente é a Infância e Adolescência Missionária. E, para os veteranos, foi uma renovação do que já teriam visto anteriormente.

Terminou ontem o último mutirão para colocar a laje da torre da Capela de São José

Encerrou-se ontem, mais um mutirão dentro da construção da Capela de São José no Bairro Bela Vista. Segundo o Pe. Joaquim, esse foi o último do ano. Cerca de 40 homens deixaram suas casas e famílias e foram participar desse trabalho. Para os que ainda não conhecem a obra, a parte superior da torre é fechada com um arco (veja a foto), onde abrigará uma imagem de São José e acima do arco será colocada uma belíssima cruz, símbolo do Cristianismo.

Foto: Andrey Jonathon

Homens enchendo a laje da torre

Esse mutirão mostrou mais uma vez a empolgação e o zelo dos habitantes do bairro Bela Vista, bem como de todos os cidadãos jardinenses que não medem esforços para contribuir na edificação de uma Igreja viva e eficiente em nossa Paróquia.

A capela de São José teve sua pedra fundamental lançada pela Mons. Ernesto, mas devido a problemas de saúde só quem veio a dar início a construção do templo foi o Pe. Francisco Lucena. Pe. Joaquim, nosso atual Pároco, contando com o apoio de todas as pessoas de bem desta comunidade, está muito satisfeito com o avanço que ouve na construção da Capela, a qual já se encontra totalmente erguida, faltando apenas à conclusão da torre, que foi realizada tão rapidamente na manhã de hoje (16). Os trabalhadores se concentrarão agora no término do patamar e no início do reboco interno da Capela.

Foto: Andrey Jonathon

Pe. Joaquim e os trabalhadores da obra de São José

Fica mais uma vez o convite a todas as pessoas que não visitaram ainda a obra da Capela de São José. Vá até o bairro Bela Vista e veja como a sua contribuição está sendo bem empregada. Veja que maravilha de Igreja nós estamos construindo. Você e todos nós, daqui a alguns anos, estaremos falando para os nossos filhos e netos qual foi a nossa participação na construção desta linda Capela.

Paróquia investe na conservação de seu arquivo histórico

Foto: Andrey Jonathon
Equipe do LABOR.DOC: Profa. Márcia, Evanuel, Sebastião e Gracineide

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição recebeu na tarde de ontem, (14) a visita de cinco integrantes do LABOR.DOC (Laboratório de Documentação Científica) do CERES, UFRN, Campus de Caicó a pedido do Pároco Pe. Joaquim José de Oliveira. O Objetivo da visita foi o de fazer uma vistoria na documentação existente na Paróquia, investigando as condições em que se encontra todo o acervo que é considerado um dos maiores e mais importantes do Seridó.

O Pe. Joaquim explicou a Arqueóloga e Coordenadora do Laboratório Profª. Drª Márcia Vasques a sua preocupação com o desgaste natural do acervo, tendo em vista que grande parte dos livros ainda é utilizada para serviços cartorários da Paróquia.

A Professora Márcia e os demais integrantes da equipe reforçaram a idéia de que este é um dos acervos maiores e mais importantes da região, pois dispõe de um variedade de livros como registros de casamentos, batizados, óbitos, tombo, finanças dentre outros. Neste mesmo arquivo está contida a carta que Antônio de Azevedo Maia escreveu ao Bispo de Olinda solicitando a licença para construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição datada de 1790.

Portanto, esta visita apenas inicia uma série de trabalhos relacionados a este acervo. A professora está disposta a oferecer aos interessados um mini curso para que os próprios jardinenses possam cuidar adequadamente da conservação dos arquivos desta cidade.

Mensagem de Bento VI aos Jovens Brasileiros

"Vós jovens, não sois o futuro na Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: Vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresenta desfigurada".


(Discurso do Papa Bento XVI no Papa no Pacaembu, São Paulo, falando aos jovens).