segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Paróquia investe na conservação de seu arquivo histórico

Foto: Andrey Jonathon
Equipe do LABOR.DOC: Profa. Márcia, Evanuel, Sebastião e Gracineide

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição recebeu na tarde de ontem, (14) a visita de cinco integrantes do LABOR.DOC (Laboratório de Documentação Científica) do CERES, UFRN, Campus de Caicó a pedido do Pároco Pe. Joaquim José de Oliveira. O Objetivo da visita foi o de fazer uma vistoria na documentação existente na Paróquia, investigando as condições em que se encontra todo o acervo que é considerado um dos maiores e mais importantes do Seridó.

O Pe. Joaquim explicou a Arqueóloga e Coordenadora do Laboratório Profª. Drª Márcia Vasques a sua preocupação com o desgaste natural do acervo, tendo em vista que grande parte dos livros ainda é utilizada para serviços cartorários da Paróquia.

A Professora Márcia e os demais integrantes da equipe reforçaram a idéia de que este é um dos acervos maiores e mais importantes da região, pois dispõe de um variedade de livros como registros de casamentos, batizados, óbitos, tombo, finanças dentre outros. Neste mesmo arquivo está contida a carta que Antônio de Azevedo Maia escreveu ao Bispo de Olinda solicitando a licença para construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição datada de 1790.

Portanto, esta visita apenas inicia uma série de trabalhos relacionados a este acervo. A professora está disposta a oferecer aos interessados um mini curso para que os próprios jardinenses possam cuidar adequadamente da conservação dos arquivos desta cidade.

Nenhum comentário: