terça-feira, 28 de agosto de 2007

Natal ganhará Mosteiro das Carmelitas Descalças

A Arquidiocese de Natal ganhará mais uma congregação religiosa feminina. Trata-se das Irmãs Carmelitas Descalças. A bênção da pedra fundamental acontecerá no próximo dia 31, sexta-feira, às 9h30, no local onde será construído o mosteiro, na comunidade de Emaús. A bênção da pedra será oficiada pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. A celebração contará com a presença do Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, e de religiosas do Carmelo de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, de Teresina – PI.

A partir de agora, será iniciada a construção do mosteiro. Uma primeira parte tem previsão de que esteja pronta até o início do próximo ano e deverá abrigar as carmelitas que virão residir na Arquidiocese de Natal.

A solicitação para a instalação do mosteiro, em Natal, foi feita por Dom Heitor de Araújo Sales, quando ainda estava à frente da Arquidiocese. A fundação do mosteiro está sob a coordenação do Carmelo de Santa Teresa de Jesus, de Teresina.


Por Cacilda Medeiros

Pai e sua missão de amor

No mês de agosto, celebramos o Dia dos Pais e a Semana Nacional da Família, encerrada no último domingo, abre muitas discussões importantes e inadiáveis acerca das relações familiares.

O comércio aproveitou a deixa e promoveu suas vendas, despertando nos filhos o desejo de agradar aos pais com presentes. É, sem dúvida, uma ocasião bonita para os filhos manifestarem aos pais os seus verdadeiros sentimentos e toda gratidão. A paz de um domingo de agosto deve se estender para toda a vida e, por isso, quando o DIA DOS PAIS parece ter passado, nós o trazemos para nossa reflexão.

A mídia, com todo o seu poder, na ânsia de vender seus produtos, ofusca o sentido do Dia dos Pais. Um presentinho dado nesta oportunidade não substitui a presença carinhosa do filho na vida do pai. Ausência e distância impedem que a relação pai-filho seja por si mesma o valor maior que caracteriza, por um lado, a paternidade e, por outro, a filiação.

O presente mais caro que o filho pode oferecer ao pai é a sua presença respeitosa, amiga e obediente. Isso não tem dinheiro que pague, não se vende nas lojas e nem é propagado na mídia. Nenhum presente material substitui a presença, um abraço, um beijo e o reconhecimento do amor recebido.

“Amor com amor se paga”: esta máxima vale totalmente para os filhos. O amor recebido dos pais exige correspondência na mesma medida. Coisa triste é vermos pais idosos abandonados pelos filhos, colocados em abrigo de caridade sem prestar-lhes a assistência amorosa devida ou deixando toda responsabilidade sobre as costas de um irmão ou irmã que é filho de verdade. A ingratidão machuca demais e gera tanta tristeza! Honrar pai e mãe é um mandamento divino.

Não cumpri-lo é falta grave e tira do coração do filho a alegria e a paz. Quem não ama os pais não pode ser feliz.

O filho que sente em tudo o apoio do pai cresce com segurança, sabendo o que quer na vida. O pai que dá ao filho segurança, apresentando-lhe os valores permanentes da vida como a fé, a existência de Deus, a religião, a honestidade, o respeito à pessoa do semelhante seja pobre ou rico, a centralidade da verdade e do amor, experimenta a alegria de ver o filho crescer como ser humano e galgar caminhos de realização. A maior alegria do pai é ver o filho realizar-se na vida e ser feliz. É este o mais precioso presente que o filho pode oferecer ao pai: ser uma pessoa de bem. Nisso o pai vai sentir uma grande alegria e imenso orgulho.


Todo projeto bem elaborado tem obrigatoriamente três momentos fundamentais: início, meio e fim. Gerar um filho para este mundo exige começo, desenvolvimento e ápice. Nisso reside a missão do pai: gerar a vida, acompanhá-la no seu crescimento e vê-la plena e realizada. Tudo começa no amor, desenvolve-se com amor e só termina bem se for pleno de amor. O início da vida é um ato tão sublime que se constitui uma manifestação especial de Deus na união do homem e da mulher, em que o homem se reconhece como pai e a mulher como mãe. É participação no ato criador de Deus. Somente num instante de amor tão sublime o homem pode “receber” de Deus o sopro da vida e dá-lo a um filho. Daí o grandioso respeito que se deve ter no encontro amoroso do homem e da mulher que planejam ter um filho e se unem num compromisso tão sério e definitivo. Um filho é a prova inconteste do sagrado amor do homem à mulher e vice-versa, é o selo divino dessa união. Por isso, nenhum filho deve ser gerado sem amor, sem planejamento, sem um lar preparado para ele ser acolhido e sentir-se profundamente amado.

A missão do pai vai da concepção até a realização plena do filho. Por isso a presença permanente do pai na vida do filho é indispensável. Saber ser pai é ir dando espaço para o desenvolvimento do filho e incentivando-o a viver bem e a construir a sua vida com responsabilidade, alegria e amor. Os pais que fazem isso merecem receber dos filhos toda gratidão e todo reconhecimento.


Por Dom Delson

Diocese de Caicó ganha mais um Diácono

O Seminarista Evanilson Alves Dutra (foto) recebeu a ordem do diaconato pelas mãos do excelentíssimo e reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano de Caicó, Dom Manuel Delson, no CESE (clube da cidade de Equador). A missa foi transmitida pela Rádio AM de Parelhas. O atual Diácono é natural da cidade Jardim de Piranhas, mas estava atuando na Paróquia de São Sebastião, em Equador, onde permanece.



A ordenação teve também a presença de vários padres, seminaristas, acólitos, diáconos e o povo em geral como alunos, amigos, familiares e companheiros de Paróquias do recém-ordenado. Ele escolheu como tema para sua Ordenação Diáconal “Devo anunciar às cidades a Boa Notícia do Reino de Deus, pois para isso fui enviado” (Lc 4,43). O evento contou com a brilhante atuação do coral da Igreja e a banda de música da cidade. Após as palavras de agradecimento de Evanilson, o chanceler da Diocese, Padre Gleiber Dantas de Melo, leu a Ata de Ordenação de Evanilson. Logo após o termino da celebração de ordenação o recém-ordenado recebeu abraços e os parabéns dos ali presentes.

Por Matheus Araújo

Morre o fundador do CEFE, Professor Eurico Caldas

A educação de Jardim do Seridó está de luto. Morre um dos mais conceituados professores da região do Seridó. Eurico Guilherme de Amorim Caldas, 72 anos de idade, faleceu ontem em Natal, onde residia há anos. Professor Eurico ostentou os mais importantes cargos na educação jardinense. Foi o fundador do Centro Educacional Felinto Elísio que antes era chamado de Ginásio Municipal. Eurico também acumulou as funções de secretário de educação e de administração no Governo Municipal Maria José. O professor também ocupou cargos na educação de Natal, atuando no Nure.

O seu corpo está sendo aguardado nesta manhã de terça (28), onde será velado na quadra de esportes do CEFE e, às 16 horas, será celebrada a Missa de corpo presente na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O seu sepultamento será no cemitério municipal. Professor Eurico também atuou nos movimentos da Paróquia, principalmente à frente do Coral de Cantores.


Por Marcos Dantas

Monsenhor Ernesto permanece na UTI

O estado de saúde de Monsenhor Ernesto da Silva Espínola não é nada bom. Após ter se submetido a uma cirurgia urgente de vesícula, o religioso teve sérios comprometimentos de saúde e permanece até agora internado na UTI do Hospital Padre João Maria em Currais Novos. Informações dão conta de que Monsenhor Ernesto tem reagido e que, se apresentar melhoras, deverá deixar a UTI na manhã de quarta (29).

Aguardem mais informações...


Por Marcos Dantas

Cantor da Canção Nova Eugênio Jorge fez show em Currais Novos


Aconteceu neste domingo (26), na cidade de Currais Novos, um show com o cantor da Canção Nova, Eugênio Jorge. Centenas de pessoas lotaram a quadra do Colégio Objetivo para, com muita fé, clamar o nome de Jesus Cristo.


Eugênio Jorge chegou a Currais Novos por volta das 16h e foi direto para a Tv a Cabo onde participou de um programa de entrevistas.

O show começou às 20h30 e teve a participação do grupo Ricelle Russ e Marcas do Eterno. Um dos momentos mais fortes da noite foi quando Eugênio cantou a música “Ninguém te ama como eu”. Uma das características que chamou a atenção do público foi a simpatia com que o cantor acolheu seus admiradores, recebendo e fotografando com todos que o procurou.


Por Ismael Medeiros