terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Papa reza pelas vítimas da Aids e pelo continente asiático


Bento XVI

A intenção geral do Apostolado da Oração do Papa Bento XVI para o mês de dezembro é “para que a sociedade humana atenda com solicitude as vítimas da Aids, especialmente as crianças e as mães, e que a Igreja lhes faça sentir o amor do Senhor”.

A intenção missionária é “para que a encarnação do Filho de Deus, que a Igreja celebra solenemente no Natal, ajude aos povos do continente asiático a reconhecer em Jesus o enviado de Deus único salvador do mundo”.


Por CNBB

Continua manifestação de dom Cappio contra a transposição do Rio São Francisco

O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, entrou no oitavo dia de manifestação contra o projeto de transposição do Rio São Francisco. Desde o dia 27, ele está em “jejum e oração”, em Sobradinho (BA), e afirma que só suspenderá seu gesto após o Governo paralisar as obras no São Francisco e arquivar o projeto de transposição. Até o momento, o Governo não deu nenhum indício de que atenderá às reivindicações de dom Cappio.

O membro da CPT, Roberto Malvezzi, mais conhecido como Gogó, acompanha dom Cappio e informa que ele tem tomado apenas água, mas “seu estado de saúde é bom”.

A CNBB publicou, no dia 27, uma nota na qual reafirma sua posição em relação à transposição do Rio São Francisco e insiste na necessidade de diálogo para a solução da questão. “Esperamos que o diálogo se estabeleça a fim de que a vida e a justiça prevaleçam sobre quaisquer outras razões”, diz a nota.

Por volta das 11:30 (horário de Brasília), desta terça-feira, 4, dom Cappio recebeu a visita do arcebispo de Salvador(BA), cardeal Geraldo Majella Agnelo; do presidente do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) e bispo de Itabuna (BA), dom Ceslau Stanula, e do bispo auxiliar de Salvador, dom João Carlos Petrini.


Por CNBB

Festa de Nossa Senhora da Conceição - Dia 03/12

Ontem (03) foi realizada uma missa às 08h e às 19h30 foi realizada a 5ª novena na festa de Nossa Senhora da Conceição. A novena foi presidida por Padre Joaquim e teve a presença do nosso vigário paroquial, Padre Fabiano, Monsenhor Aluísio, Padre Alcivan (Parelhas), Padre Carlos Henrique (Parelhas), Padre Emanuel (Parelhas), pregador da noite. O Tema da pregação de ontem foi “Encontramos Jesus na Confissão Sacramental” (DA 254). A novena domingo foi dedicada às Associações Religiosas e à Irmandade de Nossa Senhora da Conceição.

O Bispo Diocesano ministra o Sacramento da Crisma

Foto: Padre Emanuel

Dom Delson ugindo os jovens com o óleo do crima

A Paróquia de São Sebastião muito se alegrou na noite deste sábado, dia 1º, pela presença de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo Diocesano de Caicó, que, como pastor de almas, presidiu a Celebração Eucarística ministrando o Sacramento da Crisma a 120 jovens da comunidade.

Dom Delson na sua homilia aos crismandos enfatizou que o Espírito Santo distribui seus variados dons para que todos, como Povo de Deus, sejam fortalecidos, transformados e capacitados para a missão. Ainda exortou aos jovens crismados a permanecerem na Igreja, a amarem a Jesus Cristo e a serem anunciadores da Boa Nova com coragem e alegria, características próprias da juventude cristã.

Mereceu destaque no fim da Santa Missa o registro da pastoral dos surdos que, em conjunto com a Catequese e a Pastoral da Juventude, assume a missão de evangelizar e catequizar, fazendo com que a Palavra do Senhor chegue por meio de LIBRAS aos irmãos portadores de deficiência auditiva, resultando numa plena comunhão eclesial.

Macau faz show com Cantores de Deus

O Grupo Cantores de Deus se apresentará em Macau, dia 5 de dezembro, a partir das 20h30, na Praça Mons. Honório, em frente à Igreja Matriz. O show faz parte da programação sócio-cultural da festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Os Cantores de Deus são de São Paulo, iniciaram o trabalho em 1997, acompanhando o Pe. Zezinho em vários shows. Ao longo dos dez anos, o grupo passou por quatro formações. A atual é composta por Dalva Tenório, Karla Fioravante e Andréia Zanardi. O mais novo CD do grupo chama-se Nas ruas do país.

A festa de Nossa Senhora da Conceição termina dia 8, com missa solene, às 10 h; procissão e bênção do Santíssimo Sacramento, às 16 horas.


Por Cacilda Medeiros

Festa de Nossa Senhora da Conceição - Dia 02/12

Domingo (02) foi realizada uma missa às 07h e aproximadamente às 18h foi realizada a Missa e 4ª novena na festa de Nossa Senhora da Conceição. A missa novena foi presidida por Padre Joaquim e teve a presença do nosso vigário paroquial, Padre Fabiano, Monsenhor Aluísio, Padre Célio (Serra Negra do Norte), pregador da noite. O Tema da pregação de domingo foi “Encontramos Jesus na Eucaristia” (DA 250-253). A novena domingo foi dedicada aos Agricultores e Associações Rurais.

Após a missa novena, foi realizado o leilão das ofertas dos agricultores e foram vendidos vários tipos de sopa.

São João Damasceno

Lembramos São João Damasceno, um santo Padre e Doutor da Igreja de Cristo. Nasceu em 675, em Damasco num período em que o Cristianismo tinha uma certa liberdade, tanto assim que o pai de João, muito cristão e amigo do rei, chegou a prefeito de Damasco.
João Damasco ainda jovem e ajudante do pai gozava de muitos privilégios financeiros, mas ao crescer no amor ao Cristo pobre, deu atenção a Palavra que mostra a dificuldade dos ricos (apegados) entrarem no Reino dos Céus ,assim num impulso para a santidade renunciou todos os bens e deu aos pobres. Preferiu São João uma vida de maus tratos ao se entregar as "delícias venenosas" do pecado.
Retirou-se para um convento de São Sabas perto de Jerusalém e passou a viver na humildade, caridade e alegria. Escreveu muita obras tratando de vários assuntos sobre teologia, dogmática, apologética e outros campos que fizeram de São João digno do título de Doutor. Com escritos defendeu principalmente a Igreja contra os iconoclastas, que condenavam o uso de imagens nas Igrejas.
Certa vez os hereges prenderam São João e cortaram-lhe a mão direita a fim de não mais escrever, mas por intervenção de Nossa Senhora foi curado. Seu amor a Mãe de Jesus foi tão concreto que foi São João quem tornou presente a doutrina sobre a Imaculada Conceição, Maternidade divina, Virgindade perpétua e Assunção de corpo e alma de Maria. Este filho predileto da Mãe faleceu no mosteiro em 749.

São João Damasceno...rogai por nós!


Por Canção Nova