terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Dom Matias ordena nove Diáconos em março


Dom Matias, Pe. Valtair, Pe. Teixeira e 7 dos seminaristas que serão ordenados

Nove seminaristas da Arquidiocese de Natal serão ordenados Diáconos, dia cinco de março, às 17 horas, no Monumento aos Protomártires do Brasil, em Uruaçu, município de São Gonçalo do Amarante. Serão ordenados os seminaristas Francisco de Assis Rodrigues de Lima, Iranildo Virgílio da Cruz, Jailton da Silva Soares, José Irineu da Silva, José Marcelo Cezarino Cruz, Marcelo Bezerra Coutinho e Rogério Ferreira Barros, da Arquidiocese, e Ir. Francisco Calheiro Filho e Magno Jales da Costa, da congregação dos Filhos de Sant’Ana.

A celebração será presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e concelebrada por vários padres da Arquidiocese. A data da ordenação coincide com os oito anos da beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e seus companheiros.
Cedida

Dom Matias, Pe. Valtair, Pe. Teixeira e 7 dos seminaristas que serão ordenados

O seminarista Francisco Lima ingressou no seminário em 1999, como vocacionado da paróquia do beato Ambrósio Francisco Ferro, do Planalto, e hoje faz estágio na Paróquia de São Paulo do Potengi; Iranildo Cruz ingressou em 2001, vindo de Nova Cruz, e hoje faz estágio em Pendências; Jailton da Silva também ingressou em 2001, vindo de Macau, e hoje faz estágio na Área Pastoral de Várzea e Espírito Santo; José Irineu entrou no seminário em 2000, vindo de Monte Alegre, e faz estágio em Santa Cruz; Marcelo Cezarino ingressou em 1999, vindo de Nova Cruz, e está estagiando na Área Pastoral de Santa Clara, no Pitimbu; Marcelo Coutinho entrou no Seminário em 2000, vindo da Paróquia de São Lucas, no Amarante, e faz estágio em Santa Maria e Ielmo Marinho; Rogério Ferreira ingressou em 2001, vindo de São José de Mipibu, e faz estágio pastoral em Jão Câmara.




Arquidiocese de Natal

São José de Mipibu reabre Igreja Matriz

Foto: José Bezerra

Igreja Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, antes da restauração
A paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, de São José de Mipibu, realizará intensa programação para comemorar os 246 anos de criação e a reabertura da Igreja Matriz, que passou por uma restauração. Os trabalhos na Matriz foram realizados ao longo de mais de um ano, com recursos da comunidade, conseguidos através de campanhas. A programação comemorativa aos 246 anos de criação da paróquia será realizada de 18 a 24 de fevereiro. Na programação, a paróquia lembra a frase do salmista: “Que alegria quando ouvi que me disseram: vamos à casa do Senhor”.

Dentro dos festejos, haverá missa e bênção do Santíssimo Sacramento, no período de 18 a 21. No dia 22, haverá a programação de reabertura da Matriz. Às 5 horas, haverá alvorada; às 12 horas, pipocaço e buzinaço; às 18 horas, procissão, com as inagens de Sant’Ana e São Joaquim, seguindo-se a missa solene que marcará a reabertura da Matriz. Nos dias 23 e 24, haverá celebração de missa, na Matriz. Os trabalhos de restauração da Matriz foram possíveis, graças às ajudas de muitos fiéis, que colaboraram nas campanhas visando arrecadar material e recursos para custear as despesas.

Arquidiocese criará Área Pastoral

As Comunidades de Santa Maria e Ielmo Marinho, até agora pertencentes à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Riachuelo, serão transformadas em Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição. A criação da nova Área Pastoral ocorrerá no dia três de março próximo, por decreto assinado pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo.

A instalação da nova Área Pastoral ocorrerá no dia três de março, às 19h30, durante a celebração da missa, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Maria. Na mesma ocasião, o Pe. Darci Lopes de Araújo será empossado como responsável pela Área Pastoral.


Por Arquidiocese de Natal

D. Eugenio Sales recorda que locais de culto bem cuidados são eficazes meios de evangelização


D. Eugenio Sales recorda que locais de culto bem cuidados são eficazes meios de evangelização

O cardeal Eugenio de Araújo Sales afirma que nas mais diversas religiões existe o lugar sagrado e, «quem nele entra, deve fazê-lo do modo de agir e de vestir condizente com o Sagrado».

Para além disso, recorda o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, «em uma igreja católica acresce uma observância de regras mais exigentes, pois nossa fé nos ilumina com a presença real no Sacrário, em cujo interior está a Eucaristia, Jesus Cristo vivo sob as espécies sacramentais».

Dom Eugenio Sales teceu considerações sobre o decoro nos lugares sagrados em mensagem aos fiéis difundida sexta-feira passada pelo site de sua arquidiocese.

VEJA MAIS CLICANDO NO TÍTULO!

Paróquia do Divino Espírito Santo ganhará um blog na internet

A notícia de modo fácil e em tempo real, algo possibilitado pela criação dos “blogs”, tomou conta da web, e a cada dia que passa mais pessoas e instituições se utilizam deste meio para levar informações ao mundo.

A Paróquia do Divino Espírito Santo, de Ouro Branco-RN, ganhou o seu espaço na net. No endereço www.paroquiaourobranco.blogspot.com, você poderá conferir notícias da paróquia, horários de celebrações, informações sobre a história da Paróquia; enfim, tudo o que você quiser saber sobre esta comunidade.

O site ainda está em construção, e nos próximos dias estarão disponíveis todas as informações.


Por Lenilson Azevedo