domingo, 9 de dezembro de 2007

Encerra-se a Festa de Nossa Senhora da Conceição 2007

Montagem: Matheus Araújo

Encerrou-se mais uma Festa da excelsa padroeira de Jardim do Seridó, Nossa Senhora da Conceição, festa essa que é cheia de amor e devoção, porque Maria é mãe de todos e de cada um de nós.

Às 10h, houve a Missa Solene da festa presidida pelo Vigário Geral de nossa diocese de Caicó, Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, e concelebrada pelos sacerdotes ali presentes, entre eles, nosso pároco, Padre Joaquim, e nosso vigário paroquial, Padre Fabiano. Logo após, houve o Almoço Festivo, no Esplanada Clube.
Foto: Josimário Nunes

Às 17h, houve a procissão com a venerada imagem de Nossa Senhora da Conceição, com a presença do nosso excelentíssimo e reverendíssimo senhor Bispo Diocesano, Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, encerrando-se com a Bênção do Santíssimo Sacramento. Após a benção, foi feita a divulgação do resultado financeiro parcial da festa pelo tesoureiro da festa, José Araújo, acontecendo mais um emocionante arreamento da Bandeira acompanhado pela Banda Euterpe Jardinense.

A festa de Nossa Senhora da Conceição é realizada há muito tempo e todos os anos a emoção, a devoção e a fé está presente nos que entram e saem daquela Matriz de Nossa Senhora da Conceição e quem sabe também está nos os enfermos que estão em casa escutando pelas ondas do rádio.
Foto: Josimário Nunes
Dentro de várias noites dedicadas às associações, pastorais, Marias, entre outros. Tem o dia dos peregrinos jardinenses que passaram 30 dias celebrando as novenas dos nossos conterrânios que moram em natal, havendo assim a vinda para sua cidade natal para celebrar conosco a noite dedicada a eles. Sempre coincidindo com o dia do jantar da festa.

Após todas as missas e novenas da festa, os fiéis olhando para a imagem de Nossa Senhora da Conceição pedem as bênçãos à sua mãe, Maria, cantando “Derrama sobre este povo, as tuas bênçãos derrama, o teu olhar sempre novo, de teu amor nos inflama”, refrão esse do hino oficial da festa.

A Festa da padroeira de Jardim do Seridó como todas as outras festas de padroeiras e padroeiras tem suas tradições, que são elas, todas as vezes que termina a Missa Solene da festa pede-se para que homens ajudem a trazer o andor da imagem que sairá em procissão para ser ornamentado, ir de branco para a procissão, muitas vezes por causa de promessa, imagens de Nossa Senhora da Conceição peregrinar trinta dias nas casas dos jardinenses que moram em natal, um das mais famosas é a hora do beija, entre outras.

Foto: Andrey Jonathon

A nossa festa teve a presença de vários sacerdotes e monsenhores, são eles, Padre Joaquim, Padre Fabiano, Padre Rômulo, Padre Stanley, Padre Célio, Padre Alcivan, Padre Carlos Henrique, Padre Emanuel, Padre Jocimar, Padre Amaurílio, Padre Lucena, Dom Delson,
Padre Alexsandro, Padre Jaime, Padre Enoqs, Monsenhor Aluísio, Monsenhor João Agripino, Monsenhor Raimundo, Diácono Evanilson, Seminaristas, Acólitos e Coroinhas.

Este ano comemora-se os 52 anos de vida sacerdotal de Monsenhor Ernesto da Silva Espínola e 70 anos de Monsenhor Aluísio Rocha Barrêto, que já passou muito tempo sendo presbítero em nossa cidade e hoje é presbítero da capital do estado do Ceará, Fortaleza.

Acreditamos ter alcançado os objetivos da festa: fazer as pessoas refletirem a cerca do Documento de Aparecida que foi produzido pelos bispos da América Latina e do Caribe na 5ª Conferência que aconteceu no mês de maio. Atrair aqueles filhos de Nossa Senhora mais distantes, reunir em torna de uma mesma fé irmãos de perto e de longe, jardinenses presentes e ausentes, visitantes, devotos e devotas de Maria Mãe de Deus.

Só nos resta esforçar-se para os pontos negativos da festa de Nossa Senhora da Conceição 2007 e transformarmos em um ponto positivo, além de continuar fazendo o que gostamos da festa de 2007, quem sabe com mais fé e esforço. “Não celebrei mais uma festa de Nossa Senhora da Conceição, mas a festa de Nossa Senhora da Conceição 2007”, disse Padre Joaquim.


Algumas informações de Andrey Jonathon

Nenhum comentário: