domingo, 27 de janeiro de 2008

Projeto resgata antigo Cinema

Foto: Lenilson Azevedo

PRÉDIO DA ANTIGA USINA, ONDE FUNCIONAVA O CINE OURO BRANCO
HISTÓRIA
Em meados de 1960, o senhor José Izaias de Lucena Filho (Zezeco) e José Donato da Nóbrega (Zezinho), ambos já falecidos - tiveram um sonho. Esse sonho resumia-se em levar a tela do cinema a uma região tão esquecida, castigada pela seca e de costumes tão tradicionais. Esses dois homens tinham uma visão de futuro invejável, eram pessoas à frente de seu tempo, muito queridas na região. O equipamento utilizado era simples, mas fazia um enorme sucesso entre toda a população local e circunvizinha.
Em pouco tempo, tornou-se a principal forma de lazer do lugar na época. O local de projeção era um galpão de uma extinta fábrica de descaroçamento de algodão (antiga Usina), mas, tempos depois, mudou-se para o Mercado Público Municipal.
Com o tempo, novas atribuições e preocupações foram surgindo – problemas de saúde – e aqueles dois homens abandonaram aquela função tão inovadora, e acabaram por vender os equipamentos.
Encerra-se assim o “CINE” de Ouro Branco, uma das únicas opções culturais e de distração daquela cidade carente culturalmente.

O RESGATE
Diante disso, o jovem Thiago Lucena, estudante de Ciências Sociais na UFRN, neto e sobrinho dos precursores do “Cine Ouro Branco”, teve a iniciativa de se resgatar e dar continuidade a essa história, através do projeto “CINE Ouro Branco: O resgate da magia e das paixões causadas pela grande tela em uma pequena cidade do interior”.
Para tanto, Thiago precisava de um colaborador que tornasse possível e concreto este sonho. Enviou uma carta, em novembro de 2006, para o diretor da WSO Multimídia e Informática, de Natal-RN, o senhor Williman Souza de Oliveira, que prontamente mostrou-se disposto a colaborar levando junto com seus equipamentos de projeção e som, alegria e os melhores sentimentos para uma população carente de cultura e opções de lazer.
Foto: Lenilson Azevedo



LOGOMARCA DA EMPRESA QUE DISPONIBILIZARÁ TODA A ESTRUTURA DO PROJETO

Em dezembro de 2007, durante o período de férias em Ouro Branco, Thiago começou a organizar os primeiros contatos para o dia em que ocorreria a exibição de filmes na cidade. Primeiramente procurou a senhora Gorete Lucena, historiadora e irmã de José Izaias de Lucena Filho (Zezeco), um dos idealizadores do CINE Ouro Branco descritos na carta. Surpreendentemente Gorete possui uma lista com todos os filmes reproduzidos no antigo Cinema. Um deles será escolhido para a seção ora proposta.
O lançamento do projeto será feito no próximo sábado, dia 02 de fevereiro, no programa Sábado Show, da Rádio Comunitária Manairama FM.A exibição dos filmes será no sábado, dia 09 de fevereiro. A cidade de Ouro Branco alegra-se com tão importante resgate histórico.


Por Lenilson Azevedo

Nenhum comentário: