segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Bem Aventurado Bartolo Longo



Entre os acontecimentos mais marcantes na Igreja do século XX, sem dúvida encontramos destaque para a tomada de consciência dos cristãos Católicos, frente à missão de evangelizar e viver a vocação universal da santidade.

Um forte sinal deste fato, são as inúmeras beatificações e canonizações que florescem, embelezando o campo dos homens e mulheres de Deus que podemos travar culto; como o Bem Aventurado Bartolo Longo.

Bartolo Longo nasceu em Brindisi, na Itália, em 1841, tendo completado os estudos formou-se advogado em Nápolis, num período em que o testemunho da presença de Jesus se chocava com as indiferenças religiosas. Depois de uma crise religiosa superava-a com os conselhos e orações dos amigos, alcançou Bartolo a graça de uma radical conversão, ao ponto de abandonar a brilhante carreira, a fim de dedicar-se à defesa dos pobres e às obras de caridade.
Movido pelo Espírito Santo, projetou um centro de devoção mariana com obras assistênciais, para abreviar tantas misérias sociais. O lugar escolhido foi a antiga cidade de Pompéia, sepultada debaixo das cinzas pela violenta erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.c.
Em 1880 deu-se início à construção do grandioso santuário em louvor a Nossa Senhora do Santo Rosário, em Pompéia, o internacional centro Mariano artístico foi terminado depois de 22 anos. O início do centro de devoção e caridade, começou com a visita do jovem advogado com 32 anos de idade, visitando as famílias pobres, evangelizando e semeando o amor a Nossa Senhora do Rosário.

Em torno do Santuário, já de fama internacional, nasceram inúmeras obras, como: orfanatos, casa dos filhos de pais presos, escolas, oficinas e outras consequências da fé que opera pela caridade dos santos.

Bartolo Longo fundou as filhas de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia; a revista mensal para promover a fé nesta Mãe da Providência, e a proclamação do dógma da Assunção de Nossa Senhora, ocorrido em 1950.

Bartolo Longo, homem de muitas virtudes, de imenso amor a Jesus, deixou escritas as obras que perduram até hoje. Entrou no Céu com 85 anos.

Bem Aventurado Bartolo Longo... rogai por nós!

Nenhum comentário: