sábado, 27 de outubro de 2007

Santa Teresa Verzeri


Lembramos neste dia uma feliz e abençoada mulher que a exemplo do Cristo, nesta terra, só fez o bem. Isto tudo sem excluir a luta do dia-a-dia, assim, viveu Santa Teresa Verzeri: Nasceu em Bérgamo, Itália, em 1801, de família nobre, quando criança inquieta, quando menina já queria fazer muito por Cristo e já moça de classe alta, linda, inteligente e cobiçada, decidiu-se a ser a guerrilheira de Deus. Fez experiência de vida religiosa com as monjas, mas descobriu-se chamada a uma outra forma de viver o apostolado ativo.

Orientada por um sacerdote, Mons. Benaglio, Teresa aos vinte e cinco anos de idade, iniciou obras de assistência às crianças pobres e abandonadas. Seguida por outras jovens de ideal, fundou a instituição religiosa das filhas do Sagrado Coração de Jesus. Esta obra de Deus sofreu tribulações, como sempre, mas a coragem, prudência e entrega da alma à Deus, por parte principalmente da fundadora, livrou a instituição de grandes males.
Era de temperamento enérgico, e ótima pedagoga e escritora, hábil para formar suas filhas espirituais, na pedagogia do elogio: bondade, firmeza, e muito respeitou à liberdade, dizia : "Para conseguir das jovens fidelidade à graça em proporção do temperamento, ora suavidade, ora energia. Como regra geral, usar a suavidade".
Esta mestra de vida espiritual, entrou no Céu como nossa intercessora em 1852, deixou como riqueza para todos, suas experiências místicas (de Deus), obras de vários psicológicos pedagógicos e filhas do Sagrado Coração de Jesus, que no mundo inteiro, inclusive no Brasil, não param de guerrilhar com as armas de morte, e sim as de Deus, ou seja: Caridade e Paz.

Santa Teresa Verzeri, rogai por nós!

Nenhum comentário: