terça-feira, 21 de agosto de 2007

Assunção de Nossa Senhora

A Igreja celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Sem dúvida, uma festa que tem uma mensagem muito atual para nós. O ser humano tem sede de elevação. A auto-estima é hoje um pré-requisito de felicidade. O astral das pessoas deve estar sempre em alta. Somos convidados a viver bem, a transbordar o nosso coração de alegria, satisfação e contentamento pela vida.

O fato de a Mãe de Jesus ter sido levada para o céu e se encontrar sentada ao lado do Filho é garantia de que lá existe lugar reservado para todos os seus filhos, os irmãos de Jesus.

A perspectiva de sermos destinados ao Reino do Senhor Jesus nos enche de grande alegria e paz. Nada melhor para o cristão que ter este horizonte diante dos olhos e para lá se mover, fazendo todo o possível para não desviar-se deste rumo sublime. É este caminhar pleno de razões para fazer o bem ao próximo que dinamiza a vida do seguidor de Jesus. O ideal desejado e buscado se alcança no próprio percurso. O céu, enquanto sonho de felicidade, se torna realidade para quem entra no caminhar com Deus neste mundo, orientado pela fé. Não se trata de algo do futuro, mas do presente. O futuro se faz presente.

Este mover-se pelas estradas deste mundo, com o olhar fixo no brilho divino, gera dentro de cada um os melhores sentimentos; impulsiona para coerentes e importantes decisões, estimula a vontade para realizar os sonhos mais brilhantes e conserva o coração humano em alta vibração e em sintonia com os acordes do amor e da paz.

Contemplar a Assunção de Nossa Senhora é acolher este grande mistério da vitória de Cristo sobre todo tipo de mal e, sobretudo, sobre o último deles, a morte. A vitória de Cristo significa a nossa vitória. Somos herdeiros do sucesso do Filho de Deus. A sua Mãe também já se encontra vitoriosa e ocupando o lugar que o Filho preparou para os seus. “Na casa do Pai são muitas as moradas”. Ele garante para todos nós a morada celeste e a vitória sobre o mal e sobre a morte.

Feliz quem crê na Palavra do Senhor e faz aquilo que ele manda. Este não se sente humilhado pelo domínio de nenhum tipo de mal, nem do pecado, nem da morte; ao contrário, sente-se plenamente engajado na construção da glória de Deus, que é a felicidade humana.

Como é importante para o ser humano conhecer esta brilhante história, o sucesso da humanidade, realizado na Igreja de Jesus Cristo. Maria é a grande representante desta Igreja, que segue os passos do seu Senhor. Ela o seguiu fielmente e, por isso, foi levada para junto dele no Céu.

Aqui, na terra de Sant'Ana, no Seridó norte-riograndense, uma multidão procura seguir o mesmo rumo de Maria, vivendo a mais fantástica de todas as mensagens, o Evangelho. Dele o espírito do fiel recebe luz; o coração, inspiração e a vida, o brilho da fé. Quem ainda não descobriu este rumo, deve abrir os olhos e ver que a estrada iluminada é bonita e a caminhada é de grande alegria e paz. Não perca a oportunidade de ser feliz! Siga o caminho da Virgem assunta ao Céu, colocando-se ao lado de Jesus e guardando a sua Palavra.

Escolha o horizonte da fé: participe da Igreja, valorize a família como santuário da vida e sirva ao seu semelhante. Este povo seridoense, que trilha as veredas deste chão com o facho da fé aceso, a Palavra de Deus no coração e o carinho da Virgem Mãe do Salvador, segue o horizonte da salvação e o seu destino é também a assunção.

A festa da Assunção nos ensina a confiar na vitória do bem sobre o mal e a nos unir em prol da vida, do amor e da paz. Deste modo, a vitória de Jesus Cristo torna-se nossa vitória. O destino dos que crêem na Palavra salvadora do Filho de Deus é a morada da glória eterna, o Reino Celeste.


Por Dom Delson

Nenhum comentário: