segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A Viagem do Bispo

Ausentei-me da Diocese por um período de três semanas, de 12 de setembro a 01 de outubro, a fim de participar do Encontro para Novos Bispos em Roma, promovido pela Santa Sé.

Antes de iniciar o curso, tive oportunidade de visitar a cidade de Assis, que um é um centro de peregrinação pela paz. É sempre uma maravilha pisar naquele chão, andar por aquelas ruas, entrar nas Igrejas e rezar a Deus pela intercessão de São Francisco e de Santa Clara de Assis.

Para um franciscano, esta experiência é comovente. Ali rezei pela Diocese de Caicó, pelos familiares e amigos. Fui acolhido pelos frades capuchinhos da Província da Úmbria, que compreende a região onde Assis foi plantada por Deus para ser uma referência de santidade e de paz. Fiquei hospedado com os irmãos capuchinhos. O Provincial recebeu um dos projetos da Diocese de Caicó e prometeu aprová-lo. Lá estava o Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap, potiguar, ex-provincial da Província do Nordeste do Brasil, preparando-se para fazer um curso de pós-graduação em Roma e estudando a língua italiana. Com ele visitei a Basílica de São Francisco e a singela Igreja de Santa Clara.

O encontro para os bispos novos foi organizado pela Santa Sé, sob a coordenação do Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos. Os Legionários de Cristo acolheram no seu Centro de Estudos Superiores todos os 105 bispos, provenientes de todo o mundo.

Foi uma ocasião especial para aprofundar de forma sistemática as principais questões de interesse de um bispo. Os conferencistas foram Cardeais, Bispos e Padres com grande experiência ministerial e que acompanham departamentos do Vaticano relacionados com os referidos assuntos.

No sábado, 22 de setembro, tivemos a audiência com o Santo Padre Bento XVI, em Castelo Gandolfo. Todos os bispos participantes do encontro, juntamente com os coordenadores, nos deslocamos de ônibus e lá fomos apresentados pelo Cardeal Re ao Santo Padre, que nos comunicou sua palavra de estímulo e nos deu uma Bênção Apostólica, extensiva a cada diocese.

Depois, cada bispo aproximou-se do Papa para uma breve saudação. Neste momento, cada um foi surpreendido pelo jeito atencioso e fraternal de Bento XVI. Com muita calma ele atendeu a todos, manifestando grande disposição e alegria de encontrar cada bispo e poder mandar para sua diocese uma especial Bênção Apostólica. Assim, comunico a todos da Diocese de Caicó a Bênção Apostólica do Papa Bento XVI.

Terminado o encontro em Roma, fui à Alemanha, visitar a instituição católica Kirche in Not – “Ajuda à Igreja que Sofre”. No mês de junho, esteve aqui em Caicó, visitando nossa Diocese, o senhor Ulrich Kney, representante desta instituição para o Brasil e uma parte da América Latina.

Ele me havia feito o convite para visitar a sua sede, na cidade de Königstein (onde a seleção do Brasil ficou hospedada na fase inicial da Copa do Mundo). Então aproveitei a oportunidade para apresentar-lhes alguns projetos da nossa Diocese. São eles que patrocinam, por exemplo, a Bíblia da Criança e o Catecismo “Eu Creio” e estão dispostos a continuar nos apoiando. A reunião com os diversos setores da Kirche in Not foi muito proveitoso. O fundador desta instituição, o Pe. Werenfried van Straaten, tinha realmente um carisma muito especial. Ele morreu há quatro anos e a obra por ele fundada continua a crescer, gerando solidariedade na Igreja e criando unidade entre os cristãos. Esta obra faz muito bem à Igreja que sofre em todo o mundo.

Da Alemanha fui a Suíça visitar os Frades Capuchinhos. O atual provincial dos frades, Frei Ephrem Bucher, foi meu colega em Roma, no Conselho Geral da Ordem. Foi uma visita fraterna e aproveitei também para apresentar aos irmãos da Suíça um dos projetos da nossa Diocese. Fui muito bem acolhido pelos irmãos capuchinhos. Encontrei vários frades conhecidos, entre eles, Frei Linus Fah, que também trabalhou em Roma no Serviço de Solidariedade da Ordem, e Frei Ricardo, que foi missionário no Chile e retornou à província por motivo de saúde.

A viagem foi proveitosa em todos os sentidos. Agradeço a Deus a boa viagem que fiz. Ele está sempre do nosso lado, onde quer que estejamos. Cada experiência desta natureza nos convence da grandeza de Deus e de que somos uma grande família, espalhada por todo o mundo.

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Bispo Diocesano de Caicó.


Por Dom Delson

Nenhum comentário: