terça-feira, 20 de novembro de 2007

Não Matar: 5º Mandamento da Lei de Deus

O Seridó tem sido alvo de freqüentes notícias de mortes violentas. O índice de violência na região, registrado e anunciado pelos meios de comunicação, nos assusta e inquieta.

A primeira reação de um cidadão de bem é se interrogar sobre as causas da crescente violência em nossos dias. Por que homens e mulheres perdem a cabeça e se jogam contra a vida dos outros? Por que a vida do ser humano tornou-se tão sem valor? O número de mortes tem aumentado como também o número de agressões de todo tipo, inclusive no trânsito. Cometem-se crimes contra a vida por ciúmes, problemas passionais que cegam pessoas, que entendem resolver a questão tirando a vida do semelhante. Matam-se pessoas por qualquer motivo e, às vezes, sem motivo. A falta de cuidado no trânsito, alta velocidade, automóveis com problemas mecânicos, alcoolismo e tantos outros descuidos provocam mortes e mutilam vidas humanas.

Isto sem falar no “motivo” chamado dinheiro: são tantos seres humanos que perdem a vida em assaltos. Absurdo este comportamento do homem contra o homem, que revela o total esquecimento do 5º Mandamento da Lei de Deus: “Não Matar” (Ex 20,13).

Urge recuperar o sentido do valor da vida. Ela é o Dom mais precioso de Deus Criador. Ao criar o ser humano, Deus o fez semelhante a si. Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26). Eis o que o ser humano é: semelhança de Deus. Ele, pois, se reveste de uma dignidade ímpar. Igual a ele não existe nenhuma outra criatura. Só o ser humano tem inteligência, capacidade de fazer o bem, de amar, de comover-se pelo outro e, livremente, buscar a verdade e o amor. Ele é assim porque o Criador o fez segundo a sua imagem. Ainda, Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio ao mundo para salvá-lo e fez de cada pessoa um templo de Deus, morada do Espírito Santo, habitação da santidade. O destino do ser humano é o mais elevado, o mais digno, o mais puro: ser filho de Deus.

Daí o grande absurdo de todo tipo de agressão à vida tão querida e amada por Deus. Quem se faz instrumento de morte com tal instrumento se fere. Quem fere o irmão, abre dentro de si uma imensa ferida, que jamais sarará. Atingir o outro é ferir a si mesmo. Um e outro fazem parte do mesmo mistério da vida, criada por Deus. Todos saíram do Criador e um não pode querer eliminar o outro, sem ofender o próprio Senhor da Vida.

A violência é um triste sinal do nosso tempo. Sinal de quê? Da distância que o ser humano está tomando de Deus. Sem Deus, a criatura humana pensa ser auto-suficiente e poder agir por conta própria, sem dar satisfação a ninguém. Ele se torna a medida dele mesmo. Esta é a fonte do mal dos nossos tempos e de todos os tempos. Não foi esta a atitude dos pais da humanidade, Adão e Eva, quando pecaram (cf. Gn 3,6)? E depois deles, Caim rebelou-se contra Deus e matou o seu irmão (Gn 4,8). Toda vez que a referência divina é anulada, a humanidade entra em decadência e cai na auto-destruição e termina pagando um alto preço pela sua atitude de rebeldia.

A “racionalidade” está afastando a criatura do Criador e, novamente, o sentido do orgulho invade o coração das pessoas, que querem tomar o lugar de Deus, sem se esmerar em ser semelhante a Ele. Se Deus se fez humilde, fazendo-se homem no seu Filho, foi para que os homens aprendam que a humildade não degenera a sua identidade divina, mas o eleva para junto de Deus. Quem descobre o sentido da presença de Deus, aprende a respeitar a vida e a defendê-la.
“Não matar” vai muito além do tirar a vida do semelhante. Significa amar a vida como Deus a ama. Jesus Cristo foi claro neste sentido: “Foi dito não matarás, eu, porém, vos digo quem tratar seu irmão com raiva deverá responder em tribunal; quem disser ao seu irmão imbecil deverá responder perante o Sinédrio; quem chamar seu irmão de louco poderá ser condenado ao fogo do inferno” (Mt 5,22). O maior de todos os riscos para a humanidade é, sem dúvida, o de se afastar de Deus e perder o controle das próprias ações, deixando-se arrastar pela força do mal. A presença de Deus leva os seres humanos a amar e proteger a vida.


Por Dom Delson

Nenhum comentário: