terça-feira, 13 de novembro de 2007

Santo Estanislau


O santo que lembramos com muito carinho neste dia, nasceu na nobre e poderosa família dos Kostka, a qual possuia como tradição uma sólida vida de piedade familiar. Neste ambiente é que Estanislau cresceu na amizade e intimidade de Jesus, tão precisa quando com 14 anos teve que estudar em Viena, juntamente com sua cruz, ou melhor, seu irmão chamado Paulo.
Devido uma ordem do Imperador Maximiliano I, o internato Jesuíta onde estudavam foi fechado, sobrando como refúgio o castelo de um príncipe luterano, que com Paulo, promoveu a o calvário doméstico de Estanislau. Em resposta as agressões do irmão, que também era física, e as tentações da corte, o santo e penitente menino somente deixava claro: "Eu nasci para coisas eternas e não para as coisas do mundo".
Perante a pressão de meses a saúde de Estanislau cedeu, e ao pedir que providenciasse um sacerdote, fim de comungar Jesus-Amor, recebeu a negativa dos homens, mas não de Deus, já que apareceu-lhe na companhia de anjos Santa Bárbara, portando Jesus Eucaristico, com anjos e em seguida trazendo-lhe a saúde do corpo surgiu a Virgem Maria com o Menino Jesus. Depois deste fato Estanislau disceniu sua vocação à vida religiosa como Jesuíta, por isso enfrentou familiares e na ousadia fugiu sozinho, a pé, e foi parar na Companhia de Jesus, acolhido por provincial que ouviu e se encantou com sua história. Santo Estanislau com apenas 18 anos, viveu apenas 9 meses no noviciado, porque pegou uma misteriosa febre e antes de morrer os padres ouviram do seus lábios sorridentes:
"Maria, disse, veio buscar-me, acompanhada de virgens para me levar consigo".


Nenhum comentário: