sábado, 3 de novembro de 2007

São José do Seridó completará 90 anos de existência

A cidade de São José do Seridó estará comemorando neste domingo, dia 04 de novembro, seus 90 anos de existência. Criada em 1917, pela necessidade de que seus fazendeiros e moradores tinham de comercializar os seus produtos, o primeiro marco da criação do município foi a realização da famosa feira, coisa que antes seus moradores faziam em Jardim do Seridó, Caicó e Currais Novos.

O fundador do município foi Justino Pereira Dantas, tio de Monsenhor Walfredo Gurgel. Justino foi prefeito e vereador da cidade de Jardim do Seridó. A cidade foi desmembrada no ano de 1963, até então o povoado de São José da Bonita pertencia ao município de Jardim do Seridó.

Uma vasta programação será desenvolvida para comemorar o aniversário de 90 anos. Na tarde deste sábado (03), o historiador Sinval Costa, que também é neto de um dos fundadores do município, o Antônio Alves "Pretinho do Trapiá", estará fazendo uma palestra na Escola Raul Dantas, com o tema: "O Nascimento do Povoado de São José do Seridó". Já na tarde do domingo, a partir das 15 horas, no Sangrilhá Clube, haverá uma homenagem com a entrega da Comenda Fundador Justino Pereira Dantas, aos ex-prefeitos da cidade.

Serão homenageados João Raimundo Pereira (in memorian); José Cirilo Dantas(in memorian); João Bosco da Costa; José do Carmo Dantas (in memorian) e o atual prefeito João Lázaro Dantas. Uma homenagem especial será feita a Antônio Olindina, mulher de 100 anos de idade, a primeira moradora da cidade. Olindina sempre é requisitada para falar da fundação de São José do Seridó.

Após a cerimônia de entrega das comendas, haverá em praça pública o desfile com cerca de 100 homens da Polícia Militar. E a noite terá festa com as bandas Circuito Musical, Paulo Cassiano e Banda Eclipse, também na Praça Pública.


Por Marcos Dantas

Nenhum comentário: