terça-feira, 6 de novembro de 2007

São Teófilo Venarde e Companheiros


Nós contemplamos neste dia a vida dos mártires que derramaram o seu sangue por amor, fé e esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Teófilo Venarde pertenceu ao grupo dos missionários de Paris que empenhou toda sua inteligência, vontade e coração a serviço da salvação das Almas. São Teófilo - homem de oração - foi para China e em Hong-Kong buscou aprender a difícil língua e traduzir as Sagradas Escrituras, a fim de a Boa-Nova tornar-se mais acessível a todos os chineses. Numa busca incessante de recolher as ovelhas perdidas do Bom Pastor, avançou com companheiros na missão, até que acabaram todos presos, pois em 1852 foi proclamado perseguição pública aos Cristãos; tanto assim que testemunhou em uma de suas cartas: "Com o bispo e outros padres fomos colocados numa cela tão estreita que só dava para ficar de pé e mal conseguíamos respirar. Não havia luz, nem ar e, isso, por dias seguidos".

No final de tudo São Teófilo foi decapitado com seus companheiros que na China testemunharam o Evangelho na vida e com o próprio sangue.

Mais tarde quando cerca de 25 Cristãos foram morrer por causa da Vida, um bispo conseguiu numa carta expressar o coração dos mártires da China: "Entrei na cadeia, sem livros, sem roupa, sem nada, submetido a contínuas torturas; mas estava tranquilo. Sou feliz por ser considerado digno de sofrer por causa de Cristo".

São Teófilo Venarde e Companheiros... rogai por nós!


Por Canção Nova

Nenhum comentário: