sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

A Pastoral da Criança celebra 20 anos no Seridó

No dia 09, domingo passado, a Pastoral da Criança celebrou os seus 20 anos na Diocese de Caicó com um Congresso, que reuniu 480 líderes de todas as Paróquias da Diocese e de Bodó (que é da Arquidiocese de Natal). Às 08h00min horas houve missa, em ação de graças, na Catedral de Santana, presidida pelo Bispo e concelebrada pelo Pe. Edson Medeiros de Araújo (Pároco da Paróquia de Santana) e Pe. Gerlúcio de Medeiros (Assistente da Pastoral da Criança). A Celebração Eucarística foi certamente o momento central deste Congresso e, por si mesmo, já justificaria o esforço de reunir os coordenadores da Pastoral, colaboradores e coordenação estadual e representação de Natal.

Depois da Missa, os congressistas com muita animação saíram em caminhada pelas ruas da cidade até o Centro Cultural “Adjuto Dias”, onde foram realizadas várias apresentações sobre a Pastoral da Criança.

Sabemos muito bem que a pastoral da criança é uma iniciativa que nasceu no sul do Brasil e se espalhou por todo o país e que vem dando certo. Sua agenda em defesa da vida das crianças é fantástica. A Pastoral está ligada à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), que lhe confere total apoio. Ela recebe também importante ajuda de muitas instituições que reconhecem a importância dos seus objetivos e a seriedade da sua prática, cuidando das crianças pobres do nosso país e salvando suas vidas.

Tudo isso tem sido possível graças ao protagonismo dos líderes, que atuam de forma voluntária, impulsionados pela fé e pelo amor. A Diocese de Caicó é grata a cada um deles por tamanha dedicação e altruísmo. Penso no crescimento de milhares de crianças assistidas pela Pastoral. Sem tal assistência as suas vidas seriam mutiladas e muitas delas teriam morte precoce. O Rio Grande do Norte se orgulha de ter diminuído a mortalidade infantil mais que outros estados. Para isto a contribuição da Pastoral tem sido decisivo. O reconhecimento é do governo e de muitas instituições não-governamentais, que acompanham este trabalho de sensibilidade e de fé.

A mística da pastoral nasce do compromisso de Jesus Cristo mesmo: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. Cuidar da vida nesta fase inicial é fundamental para que as crianças cresçam com saúde e equilíbrio. A atuação junto às mães vai também gerando uma cultura de respeito e dignidade. As pessoas acompanhadas pela Pastoral crescem em auto-estima e tomam um novo rumo na vida. Portas se abrem e uma visão nova se apresenta no horizonte. Por causa das crianças as mães e pais são atingidos e se abrem para uma vida melhor. Ainda há quem pense que as crianças morrem pequenas porque é vontade de Deus ou força do destino. Visão completamente errada. Deus quer que a vida se desenvolva e o nosso destino é a plenitude. Deus quer também que procuremos caminhos de justiça e paz. A mudança da realidade passa pelo amplo cuidado da vida humana: dos pequenos, dos idosos, dos doentes, dos encarcerados, dos pobres e de todos. Isso sem esquecer a natureza: rios, mananciais, florestas, animais, aves e todo ecossistema.

Quando falamos em justiça e paz, muitos ficam se retorcendo. Por que temos medo da justiça? Devemos buscá-la como o nosso pulmão busca o ar que nos mantém vivos. A paz social não acontece sem justiça. Infelizmente esta vem sendo impedida de se fortalecer entre nós. A justiça que acontece somente para quem tem dinheiro e poder é capenga, enquanto deveria existir para todos. Este é o ideal que se esbarra em muitas barreiras como falta de informação e de condições iguais. Num mundo onde as coisas funcionam somente para quem tem prestígio e dinheiro, os pobres, os com pouca ou sem instrução, vão sendo empurrados para as margens da vida.

Por isto que o mundo está dividido de forma desigual: minoria excessivamente rica e imensa maioria excessivamente pobre. Ora, neste quadro, a Pastoral da Criança cumpre de modo honroso a sua missão de favorecer os mais pobres, oferecendo o mínimo para que a vida das crianças se desenvolva e se firme na esperança.

Parabéns para todos os coordenadores e líderes da Pastoral da Criança no Seridó! Obrigado pelo testemunho de fé e amor. Deus os conserve generosos na promoção da vida.


Por Dom Delson

Nenhum comentário: