quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Encerrou-se a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião

Foto: Josimário Nunes

Rei e Rainha do ano de 2007: José Lúcio e Jardely

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição encerrou neste dia 1º de Janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, a tradicional Festa dos “Negros do Rosário”.

Deste o último dia 30 de dezembro que a comunidade Católica de Jardim do Seridó festejava junto a Irmandade do Rosário esta, que é uma das mais antigas festas da cidade, datada da segunda metade do século XIX, mais precisamente do ano de 1863.

O ponto alto da Festa se deu com o encontro dos negros do Povoado Boa Vista e da comunidade de negros de Jardim do Seridó. Ao se encontrarem deram prosseguimento a Coroação do Rei e da Rainha do Ano (que acontece sempre na noite do dia 31 de dezembro em frente à Igreja Matriz). Após a coroação, a Banda de Música Euterpe Jardinense tocou um dobrado especial para os novos Reis da Irmandade.

A meia noite, toda a corte dos negros mais uma vez se encontrou para celebrar com toda a comunidade a Missa da passagem do ano. Os negros entraram na Igreja tocando suas caixas e seus pífanos além do gingado proporcionado pela belíssima Dança do Espontão.

No dia 1º de janeiro pela manhã, foi Celebrada a Missa Solene da Festa e a tarde, uma multidão de fiéis acompanhou a grandiosa procissão conduzindo as imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário pelas ruas da cidade.

Ao retornar para a Matriz procedeu-se a Bênção do Santíssimo Sacramento, arreamento das bandeiras e os agradecimentos prestados pela Irmandade. Um dos fatos interessantes da festa são as pessoas que fazem promessas para colocar em sua cabeça a coroa dos reis, ato este que é realizado pelos reis perpétuos.

Assim a comunidade de Jardim do Seridó terminou a sua última Festa de 2007 e conseqüentemente a primeira de 2008 desejando a todos um santo e abençoado ANO NOVO!

2 comentários:

Anônimo disse...

Apenas para enviar os meus parabéns, pelo vosso Blog.
Um abraço.
Blog do Bira Viegas
9Bira do IBAMA)
Jardim do Seridó - RN

www.udv.blig.ig.com.br

Matheus Araújo disse...

Obrigado pela sua visita! Continue visitando e comentando!