quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A Bíblia, fonte de vida e inspiração

O mês de setembro é dedicado pela Igreja à Bíblia. É um mês todo consagrado para uma atenção maior ao sentido da Palavra de Deus na vida do ser humano. Cada ano nos é dado este tempo para estudo, reflexão e prática intensa dos ensinamentos sagrados.

O conteúdo do texto bíblico nos revela o Plano de Salvação de Deus e a história sagrada é cheia de nuances da vida humana. Nela detectamos o drama humano com seus altos e baixos, sonhos e esperanças, lutas e conflitos, processos educacionais e a busca do saber, tensão existencial entre os processos opressores e libertários, códigos de leis e organizações políticas, princípios filosóficos e sabedoria popular, o prático e o teórico, o simples e o culto, a oração de um povo e os seus feitos. O tecido da existência humana é visto sempre à luz da presença do Divino. Essa história é sagrada porque é lida e compreendida como intervenção de Deus para salvar a humanidade.

O fio condutor da narrativa bíblica é a paixão de Deus pelo ser humano, que culminou no envio do seu Filho Unigênito, que se encarnou e assumiu o humano em todas as suas dimensões, menos no pecado. Os fatos marcantes da História Sagrada são: a Criação, a Formação do Povo de Deus com a vocação de Abraão, o Êxodo enquanto libertação do Povo escravizado no Egito, a Aliança que vai se renovando ao longo da História, o Profetismo como a fala de Deus, a Encarnação de Jesus Cristo, seu Ministério, sua Paixão, Morte e Ressurreição, Pentecostes e a ação da Igreja, conduzida pelo Espírito Santo. O cume dessa História se deu com o advento de Jesus Cristo e o desfecho da sua doação no calvário e a sua vitória definitiva sobre o pecado e a morte, ressuscitando.

O interessante dessa História é que nela todos somos atores. Todos nós assumimos o nosso papel único e indispensável. Ninguém substitui ninguém. Cada um é responsável pela atuação na construção do Reino de Deus. É Deus mesmo quem chama cada um para cumprir a sublime tarefa de, seguindo sua Palavra, edificar o bem, dando a este mundo a face luminosa da alegria, da esperança e da paz.

A energia que impulsiona o dinamismo do Plano Divino é o AMOR. Na Bíblia, ele é o mandamento central: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”. O amor a Deus e amor ao próximo estão interligados. Ama-se a Deus amando ao próximo. Sem uma relação amorosa com o próximo não se consegue estabelecer nenhuma relação com Deus.

Tudo na Bíblia se movimenta para revelar a identidade do Deus-Amor e impregnar a consciência humana desta excelsa verdade. A humanidade é objeto do amor incondicional do Deus Misericordioso. O caminho de salvação proposto por Jesus Cristo, o Verbo de Deus, é o mandamento novo do Amor.

A leitura do texto bíblico enriquece o coração humano de tanta luz e graça. É um beber na fonte perene da Água Viva, que revigora o espírito sedento de sabedoria. Quem tem contato com a Palavra de Deus encontra-se com o próprio Deus. Isso é fantástico e grandioso para uma criatura humana: ter à sua disposição o acesso ao seu Deus.

Diante dessa função do texto sagrado, resta a cada um se interessar pela leitura assídua e fazer dele o texto mais importante da vida, o livro de cabeceira, o companheiro de todas as horas e de todos os dias, a luz permanente a iluminar o viver, a sabedoria desejada e buscada incansavelmente. Quem se nutre da mensagem bíblica se humaniza, se lança para realizar a obra de Deus, deixando a sua marca nesta vida como participante da História Sagrada. Isso é incrível: o ser humano é, ao mesmo tempo, destinatário e protagonista das promessas de salvação! Na medida em que as promessas de Deus se realizam em sua vida, a pessoa também é chamada a atuar na evangelização, anunciando por toda parte o que recebeu.

Que a Bíblia ocupe o lugar que merece na vida de todos. E que dela brote a fé, a esperança e o amor em cada coração, gerando alegria e paz.


Por Dom Delson

Nenhum comentário: