quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Curso pra Bispos novos em Roma

A Igreja se preocupa em oferecer aos bispos novos uma formação adequada em vista do seu ministério. A Congregação para os Bispos (que é um Dicastério [departamento] da Santa Sé) organiza todos os anos, no mês de setembro, um curso para os bispos novos. No ano passado, coincidiu com o período da minha ordenação episcopal; por isso fui convidado para o curso deste ano, que acontecerá de 17 a 25 de setembro. Ficarei ausente da Diocese de Caicó neste período.

A CNBB dá também sua contribuição e promove um curso anual para bispos novos do Brasil, que visa inseri-los no contexto da Conferência e situá-los na realidade episcopal do Brasil, dando-lhes elementos fundamentais para o bom exercício do seu ministério no país. Deste curso eu tomei parte no ano passado, em Brasília, na sede da Conferência Nacional.

O programa de reflexão e de estudo do curso em Roma tratará sobre os principais problemas, desafios e tarefas que os bispos são chamados a enfrentar na sua missão. O objetivo é ajudar os bispos recentemente nomeados a responder do melhor modo possível às exigências do seu ministério episcopal no nosso tempo. Serão abordados temas como a espiritualidade do bispo, os aspectos pastorais da missão episcopal, a dimensão administrativa das dioceses, alguns temas atuais como bioética, pastoral familiar, indissolubilidade do matrimônio, segundas uniões e educação cristã, formação dos nossos seminaristas, religiosos(as) na diocese, o papel dos leigos e outros.

Graças a Deus, sou agraciado com esta salutar oportunidade e procurarei desfrutar ao máximo da ocasião que me estar sendo dada. Além disso, este curso terá o sentido de uma peregrinação ao túmulo de São Pedro (“ad limina Apostolorum”). Na cidade do Vaticano, na Igreja de São Pedro, a fé cristã se manifesta de um modo tão particular, significando comunhão e unidade em torno da pessoa de Jesus Cristo, anunciada pelos Apóstolos Pedro e Paulo. Aí o sucessor de Pedro, Bento XVI, falará aos novos bispos, comunicando sua palavra de estímulo e orientação em vista da comum ação evangelizadora da Igreja em todo o mundo.

Depois de quase um ano como Bispo de Caicó, vejo o quanto estes cursos são importantes para um novo prelado. O bispo precisa entrar no universo da sua função apostólica, tão sublime e tão exigente, sabendo quais são os desafios a enfrentar e qual a estrada a percorrer em comunhão com o Papa e com os outros bispos. Certamente as conferências preparadas para esta finalidade serão muito ricas e oportunas.

Levarei comigo a Diocese de Caicó com seus anseios, suas peculiaridades, suas lutas e crenças.

No túmulo de São Pedro, rezarei pelos padres, diáconos, seminaristas, religiosas, catequistas, líderes das comunidades e movimentos, pelas famílias (crianças, filhos e pais; jovens, adultos e idosos) e por todos os fiéis, para que a mesma fé do apóstolo Pedro nos ilumine a viver, aqui no Seridó, o seguimento de Jesus Cristo, com esperança e alegria. Rezem para que eu faça uma boa viagem, aproveite bem o curso e retorne com entusiasmo para junto dos irmãos da Diocese de Caicó, que Deus me confiou. Aproveitarei também a oportunidade para visitar algumas instituições que ajudam a nossa Diocese, levando alguns projetos de maior urgência para apresentá-los e solicitar apoio. São entidades que fomentam a comunhão entre os católicos da Europa e os de regiões mais sofridas. Rezam pelas necessidades mais gritantes dos que sofrem e partilham aquilo que podem com tais igrejas no mundo inteiro. Agradecerei as ajudas recebidas.
Bênçãos de Deus para todos! Que este mês dedicado à Bíblia seja vivido com coração aberto para acolher a Palavra de Deus, que se faz vida para todos. Que a força do Verbo feito carne ilumine o nosso mundo e a nossa realidade, gerando paz e justiça.


Por Dom Delson

Nenhum comentário: