sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Dioceses do Nordeste 2 vivem experiência missionária



Os cristãos católicos vivem o Dia Mundial das Missões, neste domingo, 21 de outubro. Criado em 24 de abril de 1926, pelo Papa Pio XI, o Dia das Missões é celebrado sempre no penúltimo domingo de outubro. Um dos objetivos é despertar a responsabilidade missionária de todos os cristãos para o compromisso na difusão da mensagem evangélica em todo o mundo. Neste domingo é feita a coleta da Campanha Missionária.

A primeira coleta destinada às missões foi feita de forma inusitada, por Pio XI, na festa de Pentecostes de 1922, ano em que foi eleito Papa. “Ele interrompeu a homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou o solidéu e fez passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis, na Basílica de São Pedro, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as missões”, narram os dirigentes das Pontifícias Obras Missionárias, no site http://www.pom.org.br./

Pio XI volta a surpreender ao nomear Santa Teresinha do Menino Jesus, uma carmelita que nunca foi para as missões, a padroeira das missões e dos missionários, junto com São Francisco Xavier. Santa Teresinha viveu entre 1873 e 1897. Ingressou no Mosteiro das Carmelitas de Lisieux aos 16 anos. Segundo documentos sobre Santa Teresinha, ela “foi uma missionária da oração, do amor e do sofrimento”.


Fonte: PASCOM da Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário: