terça-feira, 16 de outubro de 2007

Mãe Aparecida

A Igreja, peregrina neste chão continental, venera a Mãe do Senhor sob o título de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. São muitas as razões pelas quais amamos a Virgem Imaculada. A Bíblia Sagrada nos ensina que Maria foi escolhida por Deus para gerar o Verbo Divino. Ao anúncio do Anjo, ela, numa atitude firme de fé, responde “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,37) e o milagre da encarnação do Filho de Deus aconteceu. Ela nos ofereceu o Filho de Deus e ganhamos o Salvador.

Por meio de Maria, a humanidade recebeu Jesus Cristo. Os homens passaram a conviver com o Verbo Divino e aprender dele os caminhos de luz, justiça e paz. Depois, os homens rejeitaram a Sabedoria de Deus, Cristo foi crucificado e morto. Mas o poder de Deus o ressuscitou no terceiro dia. Desde então Ele reina glorioso e suscita no coração dos homens e das mulheres de todos os tempos e lugares a esperança de uma vida plena.

O maior dom que a terra já conheceu foi Jesus Cristo, que veio de Deus pela mediação de Maria. Eis porque ela é uma referência para os cristãos. Depois da sua assunção ao céu, levada por Deus, os seus filhos ficam a contemplar as suas virtudes, os seus exemplos, a sua fé e seu amor à Santíssima Trindade. Ao interceder constantemente ao Pai, alcançamos infinitas graças. E quanto mais graças os seus filhos recebem, mais aumenta a nossa confiança. Esta experiência se fortalece, a fé das pessoas ganha corpo e a relação com Jesus Cristo se torna viva e existencial.

Maria não tem brilho próprio, mas a luz do Filho de Deus brilha perenemente nela. Como um espelho maravilhoso ela reflete a luz do Verbo de Deus. Nas Bodas de Caná (cf. Jo 2,1-11), Maria percebeu logo que o vinho havia acabado e falou com Jesus: “Eles não têm mais vinho”. Mesmo ouvindo de Jesus: “Minha hora ainda não chegou”, ela disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Ao fazer o que Jesus mandou, aconteceu o primeiro milagre, o da transformação da água em vinho. A festa de casamento continuou com a alegria do vinho bom e da presença daquele que tem o poder de conservar no coração das pessoas o verdadeiro júbilo. É Jesus quem faz o milagre, mas é Maria quem intercede. Esta experiência de fé é modelar e a Igreja, ao longo dos tempos, vem atualizando esta relação: nós suplicamos por meio de Maria a Jesus e Ele nos atende.

Em toda parte, Maria se faz presente como intercessora: em Fátima, em Lourdes, em Guadalupe e em Aparecida, só para citar alguns exemplos conhecidos por todos. A Basílica de Aparecida (SP) é o grande centro de peregrinação de fé do povo brasileiro. Todos chegam ao Santuário da Virgem Imaculada para agradecer benefícios recebidos, suplicar novas graças e renovar a fé naquele que veio de junto de Deus.

O dia 12 de outubro é festa nacional. Os nossos corações se voltam para Aparecida em tom de louvor e gratidão. Todos têm certeza de que ela está intercedendo junto a Deus para que o povo brasileiro não perca a alegria, não se distancie de Jesus e encontre os caminhos da paz, da justiça e da solidariedade.

O único jeito da nação brasileira encontrar, de verdade, a via da paz é seguir os passos de Jesus.
Maria está nos indicando o caminho: “Fazei o que ele vos disser”. Esta é a chave do segredo. Fazendo o que Jesus nos manda, nós nos tornamos seus discípulos e seus missionários. O mundo está sedento de Deus e Jesus Cristo é a água viva que veio para saciar definitivamente esta sede da humanidade.

Que a Festa de Nossa Senhora Aparecida propicie a todos o encontro com Jesus e tenham nele saciada a sede de paz e amor.


Por Dom Delson

Nenhum comentário: