sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Assembléia define prioridades da Arquidiocese de Natal para 2008

A Arquidiocese de Natal mudará o formato e a composição da Assembléia de Pastoral, a partir de 2008. A composição será feita por regiões pastorais, assim definidas: Região Urbana, compreendendo as paróquias e zonais de Natal e Grande Natal; Região Agreste, Potengi e Trairi, compreendendo as paróquias e zonais destas regiões geográficas do Estado; e a Região de Mato Grande, Sertão Central e Salineira, formada pelas paróquias e zonais destas áreas geográficas.

Reunidos a partir destas regiões, os partricipantes definiram as prioridades para 2008. A Região Urbana priorizou a realização de Missões Jovens e a preparação do Congresso Eucarístico Missionário, com a elaboração de um subsídio, no dia 21 de fevereiro de 2008. Também definiu para o dia 29 de dezembro de 2007, às 16 horas, na Catedral Metropolitana, a Missa de encerramento do Ano da Família abertura do Ano da Juventude.

A Região Agreste, Potengi e Trairi, decidiu dar continuidade ao plano de 2007, priorizando a Juventude; formação, através de escola missionária, escola da fé, semana bíblica e semana catequética; família e missões, com as assembléias do povo de Deus e festival de música em nível, semana da cidadania e missão jovem; e, por fim, o Projeto Cidadania, direcionado para a formação de conselheiros e investimento na Campanha da Fraternidade de 2008.

Por sua vez, a Região Mato Grande, Sertão Central e Salineira decidiu apoiar o programa do Ano da Juventude, especialmente o Festival de Músicas, e propôs a realização de olimpíadas da juventude, Caminhada da paz e Romaria da Juventude, além continuar com a diretriz 2 - Renovar a Comunidade - e acentuar a presença da Igreja na formação das comunidades.

As decisões foram subsidiadas pelas exposições feitas pelo Prof. Itamar de Souza, a partir de um dos aspectos da Pesquisa da Arqudiocese, sobre o crescimento dos evangélicos, e do Mons. Virgílio Almeida, sobre a V Conferência de Aparecida. Uma celebração do envio e a bênção do Arcebispo, concluíram o evento.


Por CNBB

Nenhum comentário: