quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Arcebispo ordenará nove Diáconos Permanentes

A Arquidiocese de Natal passará a contar com 39 diáconos permanentes a partir do dia 10 de agosto. Neste dia, o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, presidirá a celebração de missa, às 19h30, na Catedral Metropolitana, em que receberão o Sacramento da Ordem, no grau do Diaconato: Arioston de Souza Abrantes, Carlos José dos Santos, Ivonilson José de Oliveira, José Alberto Dias de Lima, José Antônio dos Santos Araújo, José Francisco da Silva, Manoel Francisco Granjeiro, Manoel Teixeira da Silva e Severino Pedro dos Santos.

Eles concluíram os estudos na Escola Diaconal Santo Estêvam, da Arquidiocese, e passaram pelo trabalho nas comunidades. Através do Diretor da Escola, Mons. Lucas Batista Neto, eles solicitaram ao Arcebispo a Ordenação Diaconal. Com eles, a Arquidiocese de Natal passará a contar com 39 diáconos permanentes atuando nas paróquias, comunidades e coordenações de pastorais.

O Diaconato foi implantado na Arquidiocese de Natal no dia 29 de novembro de 1997, quando o então Arcebispo de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, ordenou os dois primeiros diáconos: Francisco Adilson da Silva, hoje coordenador Arquidiocesano de Pastoral, e Francisco das Chagas Teixeira de Araújo, atual coordenador do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - SEAPAC. Depois deles, foram ordenados mais nove, em 1999; outros sete, em 2001; mais cinco, em 2003; um, em 2004 e os últimos três, em 2006. Do total, dois vêm da Diocese de Caicó e um da de Londrina, no Paraná.

Atualmente a Escola Diaconal ainda conta com 39 alunos na sede, em Natal, e outros 14 no núcleo implantado na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz-RN. O projeto da Escola é criar um segundo núcleo no interior, possivelmente na cidade de João Câmara.


Por Cacilda Medeiros

Nenhum comentário: