quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Santa Cecília


Hoje celebramos a santidade da Virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou Jesus. Santa Cecília é uma das Mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto assim que no século V uma Basílica foi construída em seu nome.
Em meio a tantas lendas o que sabemos de mais real é que Cecília tinha sido uma bela cristã que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que no dia das núpcias Cecília, em meio a hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com transparência o fato de ter consagrado sua virgindade à Cristo, e que um Anjo guardava sua decisão.
O pagão Valeriando, respeitou Cecília, mas disse que somente acreditaria se contemplace o Anjo; deste desafio Cecília tirou a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue. Depois de batizado o cristão Valeriano contemplou o Anjo de Cecília que possuía duas coroas (símbolo do martírio), as quais soaram como profecia, pois por primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé e dias seguintes Santa Cecília sofreu o martírio pela espada cruel cortou as cordas vocais da padroeira dos Músicos que no Céu canta louvores ao Senhor.

Nenhum comentário: